Por meio da bandeira Extra, O GPA apresenta o projeto Viva Bairro – Construindo juntos um lugar melhor – cocriado em parceria com a Aoka Labs, Instituto Aromeiazero e atores locais de comunidades do Rio de Janeiro e São Paulo
Entre os dias 25 e 27 de agosto, a cidade do Rio de Janeiro sediou, pelo terceiro ano consecutivo, o evento Sustainable Brands Rio, que reúne líderes de empresas interessados em transformar os negócios utilizando a sustentabilidade como driver para mudança. Na ocasião, pudemos conhecer de perto uma série de projetos interessantes, entre eles o Viva Bairro, do Grupo Pão de Açúcar (GPA), sobre o qual vamos falar hoje.
O “Viva Bairro – Construindo juntos um lugar melhor” é uma iniciativa cocriada em parceria com a Aoka Labs, Instituto Aromeiazero, OSCIP e comunidades de bairros de São Paulo e Rio de Janeiro. O projeto tem como objetivo criar e apoiar ações de impacto socioambiental que envolvam as comunidades no entorno de lojas do Grupo Pão de Açúcar, a partir do compromisso de Engajamento com a Sociedade, gerando valor compartilhado e o desenvolvimento local.
O projeto piloto do Viva Bairro está sendo realizado em cinco bairros (dois em São Paulo e três no Rio de Janeiro) e teve alguns critérios base, como ser desenvolvido em espaços públicos, ter as entregas serem abertas para a participação da comunidade, potencial de replicabilidade e viabilidade de execução. A metodologia consiste em três etapas principais: mapeamento e imersão nos locais, empoderamento das pessoas das comunidades e implementação por meio de oficinas e eventos públicos.
A primeira etapa durou cerca de dois meses e consistiu em visitas às comunidades nos bairros do Jaguaré e Mooca (SP); Copacabana, Tijuca e Meier (RJ), para realizar um amplo mapeamento dos atores, instituições, iniciativas e espaços públicos locais. Equipes do Extra, bandeira do GPA à frente do projeto, e dos parceiros Aoka Labs e Instituto Aromeiazero identificaram as potencialidades de cada região.
“Nesta etapa, houve a preocupação de capturar tanto iniciativas que já estão gerando resultados positivos, quanto aquelas ainda em fase inicial ou que precisam de apoio para aumentar a escala de impacto” – diz Eduardo Souza, coordenador de sustentabilidade do GPA, durante apresentação do Viva Bairro durante o SB Rio 2015.
Com base nesse mapeamento, os próprios moradores, organizações e outras pessoas interessadas, com apoio do Extra e dos parceiros, participaram de momentos de imersão nos bairros, desconstrução dos olhares e percepções antigas, atividades de autoconhecimento e de conexão com o próximo e, por fim, prototipagem de iniciativas que gostariam de ver acontecer. Iniciou-se, então, a etapa de criação e fortalecimento dos grupos de trabalho, com divisão dos papeis de cada agente para execução do projeto.
“Ao invés de impormos um jeito de melhorar o bairro, facilitamos o encontro das pessoas que têm conhecimento e experiência para definir soluções adequadas” – explica Eduardo.
No Rio de Janeiro, a cocriação resultou no “Projeto Conexão Tabajaras & Cabritos”, “Projeto Ta Limpo” e “Projeto TUAS” (Tijuca Unida Artística e Sustentável), em Copacabana, Méier e Tijuca, respectivamente. Iniciativas de cunho cultural, social e ambiental para melhorias das comunidades do entorno.
Confira abaixo algumas fotos do Projeto Conexão Tabajaras & Cabritos, em Copacabana, que tem como objetivo desenvolver o turismo de base comunitária integrando as atividades culturais e de reflorestamento/educação ambiental no morro dos Tabajaras & Cabritos, a partir de ações já existentes.
O projeto também conta com as seguintes ações: aulas de grafite, implantação de horta comunitária, formação de jovens condutores turísticos, manejo e sinalização de trilhas e mapeamento de talentos locais. Além disso, a criação de uma associação na busca pela sustentabilidade do projeto após os primeiros oito meses é um dos eixos norteadores.
Hoje o Viva Bairro está na etapa de implementação, com oficinas e eventos públicos, para desenvolver, formar e compartilhar os talentos e inovações dentro das comunidades. Bacana demais né?