Agência Nacional de Águas busca informar população em momento de crise
A crise de falta de água na região Sudeste vem despertando um maior interesse da população em entender como funcionam os processos de cobrança e uso da água no país. Nesse contexto, a Agência Nacional de Águas – ANA criou uma série de vídeos educativos para acabar de vez com as nossas dúvidas sobre as políticas públicas que envolvem a utilização deste valioso recurso natural.
Sobre a ANA e o uso da água
ANA é a Agência reguladora e entidade federal de implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos e de coordenação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos. Para exercer esse papel, a ANA precisa contar com a colaboração de todos que fazem uso da água. Para se ter uma ideia, do total de água disponível no mundo, menos de 2,5% é de água doce e deste total, apenas cerca de 0,02% estão disponíveis para o consumo. Assim, a água acaba se tornando um dos recursos naturais mais ameaçados que existem.
Você sabia?
- A cobrança pelo uso dos recursos hídricos tem três objetivos principais: dar ao usuário uma indicação do real valor da água; incentivar o uso racional da água; e obter recursos financeiros para recuperação das bacias hidrográficas do País.
- Cada forma de utilização da água, por mais benéfica ou essencial que possa ser, traz consigo uma série de consequências. Por esta razão, a cobrança estimula o uso consciente e a economia da água.
- O dinheiro arrecadado na cobrança da água é aplicado em ações que estimulem o reuso de água, combate à poluição e incremento de tecnologias limpas.
Assista ao vídeo abaixo e entenda melhor como funciona o processo de cobrança pelo uso da água:
Para quem quiser ficar por dentro de todos os processos que envolvem o uso da água, vale a pena acessar o canal da ANA no Youtube e assistir toda a série de vídeos educativos.