No coração de Seul, capital da Coreia do Sul, existia um viaduto abandonado, completamente sem função e pronto para ser demolido. A partir de um projeto que tem como objetivo tornar a cidade mais amigável para os pedestres, surgiu a ideia de transformar aquela construção em um lindo parque verde.
Coube ao estúdio holandês MVRDV a missão de transformar o antigo viaduto em uma passarela atrativa, coberta de plantas, que despertasse o interesse da população de explorar o lugar. Ao longo de aproximadamente um quilômetro de extensão, foram colocadas 24 mil árvores, flores e arbustos plantados em vasos cilíndricos.
As plantas escolhidas para o projeto foram cuidadosamente selecionadas. A Coreia do Sul possui grande variedade de espécies, dessa forma, priorizaram-se as plantas nativas. Foram reunidas 228 espécies e subespécies, e, destas, muitas ainda vão crescer e atingir o tamanho final já na próxima década.
Leia mais: Áreas verdes: refúgios que fazem bem à saúde
O parque também é chamado pela equipe da MVRDV de “dicionário vivo”, e a explicação para isso segue um estilo característico dos asiáticos: a organização. As plantas foram agrupadas de acordo com as famílias de cada espécie e foram semeadas em ordem alfabética, respeitando o idioma coreano.
A fim de tornar o local ainda mais atrativo, galerias, restaurantes e teatros foram inaugurados no parque. Luzes de neon em tom azul foram colocadas em torno dos vasos cilíndricos, ajudando a iluminar o parque durante a noite. A tonalidade ainda oferece um contraste muito bacana com as luzes amareladas das ruas da cidade. Para eventos ou festivais, essa tonalidade da iluminação pode ser adaptada.
Transformar lugares abandonados em áreas verdes é uma excelente estratégia de urbanização. Além de revitalizar um espaço público até então descartado, a iniciativa ajuda a promover o convívio social da população. Muitos outros benefícios são percebidos, como a melhora da qualidade do ar, e essas novas áreas de lazer despertam o interesse de moradores e turistas, que querem conhecer e aproveitar o espaço.
Leia mais: Maior ciclovia aérea do mundo é inaugurada na China Gostaram dessa iniciativa? Nós adoramos! A utilização de plantas para a revitalização de lugares abandonados é uma ideia sustentável que pode transformar uma região e, consequentemente, a vida dos moradores. Ficamos na torcida para que mais espaços, antes descartados, sejam transformados em novas áreas verdes! 🙂