Durantes os meses do verão e com as altas temperaturas, o uso de aparelhos como ar-condicionado, ventilador e geladeira sobe muito todos os anos. Em média, cada grau centígrado a mais na temperatura ambiente eleva em aproximadamente 3% a demanda mensal por energia elétrica.
Para ajudar você a fazer o consumo consciente neste período, listamos algumas atitudes que favorecem a melhor utilização da energia. A adoção de alguns hábitos de eficiência energética gera dois principais benefícios: o econômico e o ambiental.
Atenção na compra
É importante observar a existência do selo Procel na compra de eletrodomésticos. O selo indica os produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética e menor gasto de eletricidade por categoria. Nos equipamentos que tenham o Procel, é possível conferir a eficiência em uma escala que vai de E — menos eficiente — até A — mais eficiente.
Quem possui equipamentos antigos também deve ficar atento, pois eles podem precisar de manutenção para corrigir o gasto exagerado. Ou, ainda, talvez seja necessária a substituição.
Hábitos sustentáveis
Pense bem antes de usar qualquer equipamento doméstico. Ao abrir a porta da geladeira, por exemplo, pegue rapidamente o que precisa e diminua o tempo que a porta fica aberta. Na hora de lavar as roupas na máquina de lavar, junte o máximo de roupas, otimizando o uso da lavadora em sua capacidade máxima. O mesmo vale para o ferro de passar roupas: o ideal é utilizá-lo uma ou duas vezes por semana.
E muito importante: use o ar-condicionado apenas quando for realmente necessário e somente em ambientes fechados, com janelas e portas bem vedadas. Mantenha sempre limpo o filtro de passagem do ar para que não haja necessidade de esforço extra do aparelho, o que consome mais energia.
Desligue sempre os aparelhos
No caso dos eletrônicos, ao terminar o trabalho no computador, desligue o equipamento e, inclusive, retire-o da tomada, pois a função stand by também consome energia. Para evitar o desperdício, programe a proteção de descanso de tela quando o equipamento não estiver em uso. Quanto à televisão, não durma com o aparelho ligado e, se for o caso, coloque a programação sleep.
Faça o mesmo com o carregador do celular. A energia gasta é pequena, porém ganha outra dimensão quando se soma ao gasto de energia de todos os demais aparelhos ao longo do mês. Além disso, por questão de segurança, não utilize o celular enquanto o aparelho é carregado na tomada.
Aproveite a luz natural
Outra recomendação é aproveitar ao máximo a luz natural do dia e lembrar de sempre apagar as lâmpadas que não estiver utilizando. E, se possível, substituir as lâmpadas incandescentes e fluorescentes compactas antigas por lâmpadas de LED, que duram mais e gastam menos energia.
Não sobrecarregue as tomadas
Evite também ligar muitos equipamentos na mesma tomada, usando benjamins ou “T”. Tal procedimento, além do aumento do consumo, aumenta a chance de curto-circuito. Em caso de necessidade, utilize o filtro de linha com fusível, evitando aquecimento da fiação e desperdício de energia.
Manutenção em dia
Por fim, atenção com as instalações elétricas internas das residências. Elas devem sempre estar em bom estado e com as cargas energéticas instaladas de forma equilibrada, evitando possíveis fugas de corrente e acréscimo de consumo.
Fonte: Estadão