Encontrar soluções inteligentes que privilegiem a utilização de energias renováveis é um desafio que move cientistas de diversas partes do mundo. O que dizer do painel solar transparente, que promete revolucionar a forma como a energia solar é utilizada hoje? Ou ainda da turbina eólica portátil e dobrável, que permite que qualquer pessoa obtenha energia durante um acampamento ou em um passeio ao ar livre?
Os cientistas andam inspirados, e vem do Reino Unido uma solução que visa aproveitar não apenas uma, mas duas fontes de energia ao mesmo tempo: o vento e a luz solar. Trata-se de uma turbina eólica, projetada com painéis solares, que produzirá eletricidade de forma limpa mesmo naqueles dias nublados com bastante vento ou naqueles dias abafados, porém ensolarados.
Uma equipe de cientistas britânicos, liderados pelo dr. Joe King, da Universidade de Liverpool, tem feito vários testes para chegar ao protótipo ideal da turbina. Apelidada de “Heat Waver”, ela tem sido um grande desafio para os cientistas. Testes iniciais indicaram que os reflexos das placas solares poderiam atrapalhar a visão de quem estivesse ao redor, sendo capazes, inclusive, de prejudicar pilotos de avião. E, em dias muito quentes, os raios solares gerados pela turbina, se concentrados, poderiam iniciar incêndios.
Apesar desses sustos, segundo o dr. King, tais problemas podem ser facilmente solucionados. A equipe da universidade já desenvolveu uma espécie de tinta que impede que os raios solares sejam refletidos. O próximo passo dos cientistas é encontrar o local ideal para instalar o protótipo. O destino escolhido, possivelmente, será a Irlanda, por estar próxima ao Reino Unido e por possuir ventos fortes e verões com sol.
Como toda boa ideia, a turbina ainda precisa ser aprimorada e mais testes precisam ser feitos, mas trata-se de uma solução muito bacana, daquelas que nos fazem dizer: como ninguém pensou nisso antes? 🙂
Fonte: Inhabitat.