Por incrível que pareça, ainda há pessoas por aí que acreditam que jogar um pequeno resíduo no chão não fará mal ao meio ambiente e às cidades em geral. Bitucas de cigarro, papel de bala, chiclete mascado… Infelizmente, a falta de educação e de bom senso ainda persiste, e o problema do lixo nas cidades só aumenta.
Um exemplo desses pequenos resíduos que fazem parte da nossa rotina é o chiclete. Não é difícil, ao andar pelas ruas, pisar em uma goma mascada e ter um trabalhão para retirá-la do sapato. E quem nunca colocou as mãos debaixo da cadeira e encontrou um chiclete grudado no assento?
Produzido com materiais não biodegradáveis, o chiclete leva cerca de cinco anos para se decompor. Apesar de não serem facilmente encontradas, já existem empresas que reciclam a goma de mascar e criam novos produtos, como brinquedos e pneus. A novidade agora é a produção de um tênis a partir da reciclagem do chiclete.
Leia mais: Luminária é produzida com garrafas PET
Assim como em boa parte do mundo, muitos chicletes são jogados nas ruas de Amsterdã: aproximadamente 1,5 milhão de quilos a cada ano. Através de uma parceria da organização I Amsterdam com o escritório de design Explicit Wear e a empresa Gumdrop, foi desenvolvido um tênis produzido a partir da reciclagem dos chicletes recolhidos nas ruas da cidade, o Gumshoe!
Os compostos recicláveis foram batizados de Gum-Tec e é a partir deles que as solas dos tênis são criadas. Para cada quatro pares de tênis é preciso cerca de 1 quilo de goma de mascar, e cada sola contém 20% de chiclete. Os criadores pretendem iniciar as vendas a partir de junho deste ano. O tênis estará disponível nas cores rosa, preto e vermelho, e cada unidade custará 190 euros (aproximadamente R$ 850).
Leia mais: Papel é reaproveitado em miniaturas de terrários
E então, gostou da possibilidade de ter um tênis feito com chiclete reciclado? Achamos a ideia muito bacana e torcemos para que outras tecnologias sejam desenvolvidas e, assim, a goma de mascar seja transformada em diversos novos produtos!