Conheça um pouco mais sobre a empresa que constrói casas verdes no Brasil

No fim do mês passado, a gente participou do Sustainable Brands Rio 2014, um dos maiores congressos internacionais sobre sustentabilidade, inovação e negócios sustentáveis. Durante o evento, tivemos a oportunidade de conversar com Caio Bonatto, um dos fundadores da Tecverde, empresa de engenharia que inovou o mercado de construções sustentáveis. Hoje você confere essa entrevista na íntegra e fica conhecendo um pouco mais sobre a Tecverde.

Construindo com sustentabilidade

Com os conceitos de tecnologias mais avançados em todo o mundo, a Tecverde implantou a sua primeira fábrica no Brasil em 2009. De lá pra cá, o crescimento e o potencial para a inovação só aumentaram, colocando a empresa como líder em sustentabilidade com mais de 300 casas entregues nas regiões Sul e Sudeste do país.

A sustentabilidade está presente em todos os processos das construções sustentáveis da Tecverde, o que os permite reduzir em 85% o volume de resíduos gerados pela obra, emitir 80% menos CO2 e garantir, através da tecnologia inovadora, duas vezes mais conforto térmico e acústico, além de uma economia de 50%de energia em suas casas.

O preço fechado também é um diferencial de suas construções sustentáveis, uma vez que oferece ao cliente a dimensão exata dos valores a serem gastos até o final da execução do projeto, uma garantia do processo industrializado das casas.

Confira abaixo o nosso bate papo com o Caio, que destaca a importância da consciência sustentável para a sociedade.

caio-bonatto-tecverde-construindo-com-sustentabilidadeO que você considera importante para quem ainda não pode adquirir uma casa sustentável?

Caio Bonatto: Mais importante do que você reformar uma residência, é você ter hábitos sustentáveis. Começando pelos hábitos de consumo, sempre analisando o que está comprando. Nós da Tecverde nos fazemos três perguntas básicas sempre que pensamos em comprar alguma coisa: Da onde o produto vem? Pra onde vai depois de usado? E como ele é feito?

Pensando nas respostas dessas perguntas na hora da compra, seja ela de um carro, uma casa ou um rolo de papel higiênico, já é possível obter um avanço bem grande em relação à sustentabilidade.

Existem também as pequenas mudanças possíveis de serem implantadas no dia a dia… Você acredita nestas soluções?

Caio: Sim, na hora de usar a casa também é possível incorporar soluções que a tornem mais sustentável ou eficiente. Aqui no Rio de Janeiro, por exemplo, que é uma cidade muito quente, ter janelas com vidro duplo ou com películas  para melhorar a eficiência da casa são boas opções. O mais difícil não é fazer, é querer fazer. O ponto principal é mobilizar as pessoas para que elas incorporem nas suas rotinas esses hábitos mais sustentáveis.

Estamos perto de tornar essas casas sustentáveis (como as da Tecverde) mais acessíveis para a população?

Caio: A gente sempre tem desculpa para não fazer um monte de coisa e para nós, como uma empresa privada e com fins lucrativos, seria muito mais fácil continuar surfando a onda da construção civil, mas hoje em dia a sustentabilidade não é mais uma questão de opção. Há uma necessidade das construtoras e dos indivíduos que querem construir suas casas de mudar os seus hábitos de consumo.

Você já não tem mais mão de obra suficiente, recursos suficientes, como tijolo, cimento, aço, areia… Eles estão cada vez mais caros e escassos. E enquanto a gente ainda tiver essa opção, a Tecverde coloca a sustentabilidade de uma forma intrínseca e oferece um produto muito melhor, por um preço mais barato e por vezes até mais eficiente que os convencionais. Isso porque através de processos inovadores você consegue economizar muito a geração de resíduos – a cada casa de alta renda que se constrói, praticamente uma casa inteira de baixa é jogada fora só em resíduos de obra.

Em termos de mercado, percebemos que quando apresentamos todas as vantagens que os nossos produtos oferecem, as pessoas aceitam muito bem. Porque ninguém mais quer passar por stress de obra, excesso de prazo, custos… As pessoas querem receber uma casa de forma rápida e por um preço bom. É isso que a gente entrega e a sustentabilidade faz parte disso.

Todas as casas da Tecverde são entregues em um prazo padrão de até seis meses. A empresa também constrói condomínios em parcerias com incorporadoras. Nas imagens abaixo, a construção de uma casa em Maricá (RJ) do programa Minha Casa Minha Vida – faixa 2, foi montada em  quatro horas, usando a tecnologia de construção a seco.

tecverde-construcao-sustentavel-2

O sistema construtivo apresenta o conceito de ZERO balanço de carbono, atendendo integralmente a norma de desempenho NBR 15.575 com melhor isolamento térmico e acústico e de fácil adaptação em diferentes projetos.

tecverde-construcao-sustentavel-4

O sistema Tecverde é homologado na CEF e é disponibilizado a outras construtoras através de um modelo de licenciamento de tecnologia.

Casa pronta para ser finalizada e entregue. O prazo para a finalização é de uma semana.
Casa pronta para ser finalizada e entregue. O prazo para a finalização é de uma semana.

Comentários