Publicação funciona como purificadora de água e ajuda populações carentes
Que a leitura possui papel importante na educação e formação dos indivíduos a gente já sabe. Mas e se ela também fosse capaz de influenciar diretamente a consciência e percepção da população em relação à economia de água? Foi pensando nas respostas para essas perguntas que nasceu um incrível produto de tecnologia sustentável, The Drinkable Book (O Livro Potável em português), um livro que fala sobre purificação da água e que suas páginas podem ser usadas como filtro para colocar esse conhecimento na prática.
Ler, Filtrar e BeberDesenvolvido pela organização Water is Life em parceria com uma agência de publicidade em Nova Iorque, o projeto conta com a criação de um papel especial revestido com nanopartículas de prata, desenvolvido pela área de tecnologia da Universidade de Virginia junto com a McGill University, no Canadá. Tais partículas conseguem reter poluentes e elementos que quando presentes na água podem causar doenças. A tinta usada na impressão das frases também é comestível, o que permite uma filtragem 100% saudável.
Para filtrar a água, basta destacar as páginas e coloca-las no recipiente que vem junto com o livro. Depois é só despejar a água sobre a página, que funciona como filtro e pronto. A água está em perfeitas condições para beber, como a água potável de nossas casas mesmo.
Sustentabilidade, tecnologia e compromisso social
A ideia da Water is Life é distribuir o livro em comunidades que não possuem acesso à água potável. Cada publicação possui 24 páginas, todas equipadas com dois filtros, que podem ser usados durante 30 dias, ou seja, a família que receber o produto terá água potável durante quatro anos.
Apesar de estar em inglês e sem legendas, o vídeo abaixo consegue passar a ideia principal do produto e suas características tecnológicas:
Incrível como a tecnologia sustentável pode ajudar a construir um mundo melhor, né?! Ficamos na torcida para que iniciativas como essa cheguem logo ao Brasil!
*Fonte: Planeta Água