Já pensou em usar o wifi do vizinho quando ele não estiver usando?

No mundo de hoje é impossível não viver conectado. Celulares com tecnologia smart são cada vez mais comuns e estar “online” o tempo todo já é normal. Mas nem sempre a gente usa 100% da capacidade da nossa internet. Quem trabalha fora o dia todo, por exemplo, tem pelo menos oito horas de não uso da internet. Então por que não compartilhá-la enquanto você não precisa dela? Essa é a ideia do BeWifi, uma tecnologia desenvolvida pela Telefônica, hoje em fase de testes.

Consumo consciente e compartilhado

O BeWifi funciona como uma rede de compartilhamento de internet, com um importante detalhe:  ela só pode ser distribuída para quem precisa quando não está sendo usada por um dos pontos principais. Como já diz o slogan, é como se estivéssemos reciclando a conectividade, para uma internet mais rápida nas residências.

No seu condomínio, por exemplo, existem moradores que trabalham fora o dia todo e só utilizam a internet à noite, para diversão ou até mesmo continuar trabalhando, enquanto você, que trabalha em casa, precisa de uma internet mais rápida durante a tarde. Por que não compartilhar essa rede e obter mais velocidade sem gastar nada a mais para isso? Com este conceito, o BeWifi chega para incentivar o consumo consciente e compartilhado na internet.

Segurança e praticidade para usuários

Ok. A ideia é super legal, mas como garantir que o meu vizinho vai acessar minha rede sem comprometer meus dados e somente nos horários em que eu não estou utilizando? O BeWifi promete segurança completa nesta transferência de megabytes e a ideia é no futuro instalar esse mecanismo de segurança em todos os roteadores do mercado, atingindo assim toda a população.

Viram que legal? É a tecnologia nos estimulando a adotar hábitos mais sustentáveis e incentivando o consumo consciente!

*Fonte: programadavinci.com.br

Comentários