Quando falamos sobre os problemas do descarte incorreto dos plásticos, muitas vezes o primeiro material desse tipo que vem à cabeça são as garrafas PET. Mas já parou para pensar que o problema do plástico vai muito além das garrafas? Um bom exemplo disso está nas prateleiras dos supermercados. Já reparou na quantidade de produtos que compramos em embalagens plásticas? Muitos, não é mesmo? Mas será que os supermercados conseguiriam diminuir drasticamente a quantidade de plásticos em suas gôndolas? Uma rede holandesa já deu o primeiro passo para isso.
O supermercado holandês Ekoplaza é o primeiro do mundo a inaugurar um corredor totalmente livre de plásticos. O estabelecimento situado em Amsterdam possui mais de 680 produtos sem nenhum material plástico. Frutas, verduras e hortaliças são vendidas soltas, o leite é oferecido em garrafas de vidro, e os demais itens que precisam ser embalados, como carne, arroz, chocolate e cereais, utilizam um material biodegradável produzido a partir de plantas.
Leia mais: Clientes colhem alimentos em mercado
Embalagens biodegradáveis tendem a ser um pouco mais caras do que as comuns, porém o supermercado garante que os consumidores não pagarão mais caro por elas. Todos os produtos vendidos no corredor sem plásticos receberam o selo “plastic free” – livre de plástico, em tradução livre –, criado para facilitar a identificação desses produtos. A rede de supermercados pretende inaugurar outros corredores sem plásticos em todas as suas 74 lojas.
Menos plásticos
O corredor sem plásticos surgiu a partir de uma parceria do supermercado com a iniciativa “A plastic planet”, que tem como objetivo diminuir drasticamente o consumo de embalagens plásticas no mundo. Segundo o site da organização, cerca de 40% de todo o plástico produzido é usado para embalar produtos, sendo metade disso para comidas e bebidas.
Além de incentivar outros supermercados a adotarem o selo “plastic free”, a organização pretende despertar uma reflexão no consumidor. A quantidade de produtos vendidos em embalagens plásticas sempre foi gigantesca, e isso tornou os consumidores dependentes desse tipo de material. No entanto, uma mudança de atitude é possível, basta força de vontade e opção de escolha.
Leia mais: Dicas para evitar o desperdício de alimentos
À medida que mais redes de supermercados lançarem corredores sem plástico, maior será a oferta desses produtos. Com isso, o consumidor terá mais opções de escolha e poderá dizer não às embalagens plásticas. 🙂