Venda de alimentos que seriam jogados fora incentiva consumo consciente

Você sabia que mais de 300 milhões de toneladas de comida são desperdiçadas todo ano? Pensando em fazer a sua parte para evitar todo esse desperdício e incentivar o consumo consciente em prol da sustentabilidade, uma rede de supermercados francesa teve uma ideia que pode parecer boba, mas que garantiu um resultado surpreendente.
Profissionais de saúde sugerem a ingestão diária de ao menos cinco frutas e vegetais. Mas com os preços cada vez mais altos e a onda de desperdício de alimentos, muitas vezes fugimos a essa regra que faz tão bem a nossa saúde. Foi pensamento em modificar este cenário que a rede de supermercados InterMaché, terceira maior da França, buscou ideias para criar uma campanha inovadora: decidiu recolocar para venda frutas e vegetais deformados e imperfeitos, mas em ótimo estado de consumo. Com o título de “Frutas e Vegetais Inglórios”, os alimentos “defeituosos” foram comprados dos fornecedores do supermercado, que normalmente os jogariam fora por não estarem aptos para comercialização, e postos à venda com um valor 30% mais barato que os originais em perfeito estado.
Para que as pessoas pudessem ter certeza de que os alimentos estavam próprios para consumo, o supermercado distribuiu sucos das frutas e sopas feitas com os legumes e vegetais.

O resultado você confere no vídeo abaixo:
Bacana né? Para inspirar a sua semana e te ajudar a pensar em como eliminar o desperdício de alimentos em casa, compartilhe o vídeo com amigos, vizinhos e viva o conceito desta campanha inteligente, que, aliada a uma boa estratégia de marketing, pôde servir de exemplo para melhorar os hábitos de consumo de uma cidade.