Sono, enjoo, cansaço, mais sono, hormônios em ebulição e… mais sono! Engravidar representa uma grande transformação para toda mulher. Mente e corpo passam por grandes mudanças, que têm início desde a descoberta dessa nova vida e vão até depois do nascimento do bebê. Dizem que, quando nasce um bebê, também nasce uma mãe, mas, até que este momento chegue, a mulher vivencia várias experiências, e uma delas é a mudança gradual do corpo.
Com o passar dos meses, aquelas roupas que ela ama usar vão ficando cada vez mais apertadas, até que, de repente, não cabem mais. É quando a mulher precisa recorrer às lojas voltadas para gestantes a fim de comprar roupas que serão usadas apenas por alguns meses e logo depois serão descartadas. A gravidez gera tantas alegrias, preocupações e transformações que a maioria das mulheres não para pra pensar na quantidade de recursos naturais que são desperdiçados na compra dessas roupas que serão tão pouco utilizadas.
E foi pensando na questão do consumo consciente que nasceu a Bump Box, uma startup brasileira que aluga roupas para gestantes! Criada por três mulheres, a empresa tem como objetivo oferecer roupas confortáveis e com bom acabamento para as gestantes usarem durante toda a gravidez. Dessa forma, ao aderir a um dos planos da empresa, a nova mamãe receberá uma caixa com quatro peças funcionais, que podem ser usadas de diferentes formas.
Leia mais: Marca de roupa infantil investe em economia circular
Após quatro semanas, a mulher pode devolver as roupas, renovar a assinatura com a Bump Box e adquirir outra caixa com novas peças. À medida que a barriga cresce, a gestante terá à disposição novas roupas para a criação de novos looks, evitando, assim, o desperdício de materiais. Para facilitar ainda mais a vida das novas mamães, as roupas são entregues e recolhidas no endereço que a mulher escolher.
Depois que o bebê nasce, surge um novo desafio, a amamentação, e a Bump Box também quer participar desse momento. Por isso, a startup também desenvolveu roupas confortáveis que ajudam e facilitam a amamentação. Os dias na maternidade não precisam se resumir aos pijamas, e isto ainda poderá contribuir para a retomada da autoestima das mães. O site da Bump Box ainda está em fase beta, mas o serviço já está disponível para as mamães.
Leia mais: Bicicleta se transforma em carrinho de bebê
Gostamos muito desta ideia! Comprar roupas que serão usadas por um período tão curto é uma atitude nada sustentável, seja durante a gestação ou em qualquer outro momento da vida. Pensar em soluções sustentáveis para questões do nosso cotidiano faz grande diferença para a saúde do nosso planeta. Pratique o consumo consciente! Faça a sua parte! 🙂