Como sempre falamos aqui no blog, o plástico é um grande poluidor do meio ambiente. Dentre os inúmeros tipos de plástico descartados incorretamente, a garrafa PET merece destaque devido ao seu enorme potencial de transformação. Quando recolhida e encaminhada às centrais de reciclagem, ela pode ser transformada em diversos materiais e objetos, como tijolos para a construção de casas, roupas e até sapatos!

Por falar em sapatos, dois amigos de São Francisco, na Califórnia, fundaram a Rothy’s, uma startup que produz sapatos 100% reciclados. O diferencial desses calçados, porém, não para por aí. Além de serem produzidos a partir de uma fibra feita de resíduos de garrafas PET recicladas, a Rothy’s utiliza um processo de tricô 3-D, especialmente concebido para reduzir o desperdício de materiais.

sapatos-garrafa-pet-01Segundo os criadores, as máquinas de impressão 3-D garantem qualidade e eficácia na produção dos sapatos, que são feitos em cerca de seis minutos. Garantir conforto aos pés era um dos desafios dos amigos. E, para atingir esse objetivo, eles desenvolveram um tratamento especial para os fios, aumentando a absorção da umidade e fazendo com que os pés permaneçam secos e arejados.

Leia mais: Garrafa pet é utilizada para iluminar comunidades carentes

As palmilhas também são feitas a partir de fibras recicladas de garrafas PET, e a sola é produzida com borracha ecológica, sem carbono. A embalagem utilizada também é 100% reciclável. Dessa forma, ao final de sua vida útil, o Rothy’s pode ser enviado para a reciclagem, completando o ciclo sustentável do sapato.

sapatos-garrafa-pet-03Devido ao seu processo de produção, os sapatos são desenvolvidos para resistirem à máquina de lavar, podendo ser lavados sem causar danos à sua estrutura. Os calçados da Rothy’s são vendidos on-line pelo site oficial da marca, mas, até o momento, eles entregam apenas nos Estados Unidos. No entanto, a empresa tem planos de vender os sapatos para outros países em um futuro próximo.

Leia mais: Casa é construída com tijolos de plástico reciclado na Argentina

Mais uma vez a tecnologia é utilizada a favor do meio ambiente. Mas, para que “a mágica aconteça”, é preciso que o processo tenha início na sua casa e no condomínio, com a separação correta dos resíduos. A reciclagem de materiais, em especial das garrafas PET, permite inúmeras possibilidades e é capaz de transformar um material altamente poluente em um objeto bonito e desejado.

Faça a sua parte! Separe os recicláveis corretamente! E vamos torcer para que esses lindos sapatos desembarquem logo por aqui! 🙂

 

* Imagem destacada: Aaron Wojack/The New York Times

Comentários