Ter uma casa rodeada pela natureza é o sonho de muita gente. Se ter um refúgio verde capaz de recarregar as energias já é incrível, imagina poder compartilhar o espaço com quem a gente gosta… Pensando nisso, os proprietários de uma casa na encosta de Mill Valley, na Califórnia, tiveram a ideia de criar ambientes diferenciados para seus convidados, oferecendo duas de suas paixões: a ioga e as artes.
O projeto ficou por conta do escritório Feldman Architecture, que criou duas pequenas estruturas projetadas para favorecer a entrada de luz natural e oferecer visuais espetaculares aos visitantes. As grandes janelas, que vão do teto ao chão, iluminam os ambientes internos e contribuem para a renovação do ar.
A ideia do projeto era encaixar as estruturas na natureza, entre as árvores, causando o menor impacto possível ao meio ambiente do entorno. O resultado são duas pequenas cabanas de aparência natural que, por estarem camufladas, parecem fazer parte da encosta verde. As duas estruturas foram posicionadas juntas, ligadas por uma passarela de pedra, construída diretamente na encosta. Com esse recurso, as cabanas passam a impressão de que sempre fizeram parte do terreno.
Leia mais: Casa pré-fabricada adota conceitos de biofilia
Camuflar as estruturas foi um dos pedidos dos proprietários, e os arquitetos da Feldman Architecture não fizeram por menos. As fachadas das cabanas foram construídas com madeira, e um lindo telhado verde foi inserido na cabana inferior. Dessa forma, ao olhar para baixo, o jardim se mistura com a exuberante natureza do entorno, levando harmonia à paisagem. Dependendo do ângulo, nem parece que existe uma construção no local.
Leia mais: Casa à beira-mar destaca-se por sua cobertura verde
As cabanas são usadas como estúdio de arte e espaço de ioga, além de funcionar como quarto de hóspedes privado para visitantes. Quem aí gostaria de ser convidado para um refúgio verde como este? Se tiver ingresso, estamos na fila (risos)! E você? Compartilhe com seus amigos!
Imagens: Joe Fletcher