Veja como a reciclagem de lixo transformou a vida de uma comunidade
Sempre falamos sobre a importância da coleta seletiva e sobre a capacidade de renovação que o processo de reciclagem de lixo pode trazer para a vida sustentável. Hoje a gente trouxe um exemplo prático disso, que além de incentivar a reciclagem, vai te emocionar e com certeza fazer enxergar o mundo com outros olhos.
Por estar localizada dentro de um aterro sanitário, a cidade de Cateura, no Paraguai, abriga famílias que vivem numa espécie de favela e reciclam tudo o que encontram no lixão para sobreviver. Porém, apesar da falta de recursos e do ambiente precário em que vivem, os jovens da comunidade encontraram uma forma de deixar tudo isso de lado: eles utilizaram o lixo, tão presente em suas vidas, para criar uma orquestra de instrumentos reciclados e fazer música clássica na cidade.
Há alguns anos, um dos catadores de lixo, Cola, se juntou ao músico local Favio Chávez para fazer instrumentos para as crianças da favela. Como não havia dinheiro para instrumentos reais, eles começaram a fazer instrumentos de lixo – violinos e violoncelos de tambores de óleo, flautas de tubulações de água e colheres, guitarras de caixas de embalagem.
A orquestra, feita inteiramente de lixo, tem oferecido a essas crianças e adolescentes uma nova alternativa de vida, diferente da que seus pais tiveram. Assista ao vídeo abaixo e entenda porque essa história é tão emocionante.
As fotos são daqui.