O barulho da sirene indica que é chegada a hora de mais uma missão. Como diz o lema da corporação, “vidas alheias e riquezas salvar”! A rotina dos quartéis do Corpo de Bombeiros é cheia de desafios. Apagar incêndios, resgatar pessoas e colocar a própria vida em risco para salvar um desconhecido são tarefas cotidianas de um bombeiro. Treinamentos em sequência e exercícios repetidos com exaustão fazem parte da busca pela perfeição desses heróis. Mas, além de realizar todas estas funções, um quartel no Rio de Janeiro vem se destacando em outro quesito: a preservação do meio ambiente! 🙂

Localizado na Gávea, bairro na Zona Sul do Rio de Janeiro, o quartel adotou uma série de medidas sustentáveis que vêm contribuindo para a preservação dos recursos naturais e ainda reduzem os custos operacionais. O projeto iniciou-se em 2015, quando o governo decretou que órgãos públicos deveriam reduzir suas despesas em 20%. Então, os cerca de 100 bombeiros lotados no local abraçaram a ideia de tal maneira que as práticas foram sendo aprimoradas e, hoje, servem de exemplo para outros quartéis e para a própria população.

quartel-bombeiros-sustentavel-rio-de-janeiro-01
Cisterna para captação de água da chuva.

Um sistema de captação de água da chuva foi instalado, aproveitando uma grande cisterna que já havia no local. A canalização do quartel foi adaptada não apenas para armazenar, mas também para distribuir a água para diversas áreas da unidade. A água é utilizada nas descargas dos vasos sanitários e para a lavagem dos caminhões. Nos seis primeiros meses de funcionamento, o sistema fez com que a unidade economizasse R$ 4 mil e reutilizou cerca de 246 mil litros de água da chuva.

Leia mais: Síndica promove revolução sustentável em seu condomínio

quartel-bombeiros-sustentavel-rio-de-janeiro-04
A horta de solo produz alimentos para as refeições dos bombeiros.

Outra ação bacana adotada no quartel foi a implantação de duas hortas orgânicas, uma hidropônica e outra utilizando solo. Nas hortas são cultivados temperos e alimentos usados na preparação das refeições dos bombeiros. Para garantir os nutrientes necessários para manter a horta saudável, os oficiais improvisaram uma composteira com minhocas. Restos de alimentos são reaproveitados e ajudam a gerar um chorume orgânico, que é usado como nutriente para a horta.

quartel-bombeiros-sustentavel-rio-de-janeiro-05
Horta hidropônica.

O quartel também realiza a separação de materiais recicláveis, que são destinados à coleta seletiva, porém, a unidade não parou por aí. Depois de tentar parcerias com algumas empresas e cooperativas que recolhem óleo de cozinha e não obter sucesso, o quartel decidiu reaproveitar o óleo usado para produzir sabão líquido na própria unidade! O detergente produzido é utilizado na cozinha para a limpeza de panelas, pratos e utensílios.

quartel-bombeiros-sustentavel-rio-de-janeiro-02
Os bombeiros improvisaram uma composteira.

Campanhas de conscientização de economia de energia também são realizadas com frequência no local. Adesivos com lembretes para desligar a luz e o ar-condicionado foram colocados em todos os interruptores, o que gerou uma significativa economia na conta de luz. Os quartéis, em geral, costumam receber muitas visitas, principalmente de estudantes de escolas da cidade, e uma das missões deste quartel é repassar às crianças e adultos todas as práticas sustentáveis que os bombeiros vivenciam em seu dia a dia.

quartel-bombeiros-sustentavel-rio-de-janeiro-03
Eles reaproveitam o óleo de cozinha e produzem o próprio sabão.

E se você pensa que as ideias sustentáveis deste quartel pararam por aí, você está enganado! Os bombeiros querem colocar em prática um ambicioso projeto que visa aproveitar a água da chuva para abastecer os caminhões, já que, hoje, a água utilizada nos incêndios é potável. Eles buscam também obter parcerias para a instalação de painéis fotovoltaicos no telhado da unidade para a geração de eletricidade por meio de uma fonte renovável, o sol.

A história deste quartel é muito inspiradora! Além de salvar vidas, estes bombeiros estão ajudando a salvar o nosso planeta! Que ele sirva de exemplo para outros órgãos públicos e privados para que coloquem em prática mais projetos sustentáveis! 🙂

* Fonte e Imagens: G1

* Imagem destacada: Fernando Lemos/Agência O Globo.

Comentários