Na última edição da Revista Secovi Rio, a nossa coluna de sustentabilidade contou um pouco da experiência do José Carlos Ferreira, síndico que desenvolveu um projeto chamado Síndico Mirim no Condomínio Mirante Copacabana, em que as crianças se tornaram protagonistas das mudanças positivas da comunidade.

Desde que assumiu a gestão do prédio, em abril, o projeto Síndico Mirim todo mês elege uma criança como encarregada de ajudar José Carlos com ideias que possam contribuir para melhorias no dia a dia do condomínio de seis blocos e 288 apartamentos. Ana Beatriz Faria, de apenas nove anos, não perdeu tempo! Com seu caderninho em mãos, percorreu toda a área comum em busca de pontos a melhorar. Foi assim que nasceu a sugestão de rampa para o banheiro feminino da área da piscina, que possuía um degrau com difícil acesso e hoje permite que os moradores portadores de necessidades especiais circulem livremente.

“A iniciativa Síndico Mirim é maravilhosa, pois convida as crianças a fazerem parte da comunidade e a valorizarem o que é nosso” – comenta Cecília Faria, mãe de Ana Beatriz e filha de José Carlos. O síndico reconhece e incentiva o trabalho das crianças com um pagamento simbólico no valor de R$ 100,00. Conversamos com José Carlos sobre como surgiu essa ideia e quais outras práticas de cunho socioambiental ele adotou a partir da sua gestão no edifício.

José Carlos e Ana Beatriz no local da rampa criada a partir de ideia da menina, que identificou a necessidade de acesso para os cadeirantes.
José Carlos e Ana Beatriz no local da rampa criada a partir de ideia da menina, que identificou a necessidade de acesso para os cadeirantes.

O que o motivou a criar a iniciativa síndico mirim?

José Carlos Ferreira: Na última eleição para síndico, houve apenas UM candidato. EU. Este pouco interesse me motivou a criar esta ação para que os pequenos se sintam motivados desde cedo a conhecer os problemas da sua comunidade e no futuro saberem que o cargo de síndico tem importância extrema para a comunidade. É de pequeno que se aprende. Além disso, tivemos algumas ideias ótimas vindas dos Síndicos Mirins.

Além de ações de cunho social, como a iniciativa Síndico Mirim, vocês também promovem alguma ação voltada para a preservação de recursos naturais e consumo consciente no condomínio?

José Carlos Ferreira: Fazemos coleta seletiva. Em todos os blocos existem prateleiras nas lixeiras onde é coletado o lixo reciclável. Este material vai para um local reservado e duas vezes por semana uma empresa vem pegar. Também recolhemos o óleo de cozinha, que depois é trocado por detergente e cloro.

As lâmpadas de LED e fluorescentes são coletadas separadamente e depois uma empresa faz a trituração delas. Pagamos R$ 450,00 por este serviço. Temos todo o apoio dos moradores para realizar estas iniciativas e nossos funcionários estão perfeitamente integrados com esta ação.

Pra você, qual o papel do síndico?

José Carlos Ferreira: O síndico numa comunidade grande como a nossa tem um papel importantíssimo no sentido de mudar o comportamento das pessoas através de campanhas educativas. Aqui, disponibilizamos jornais e garrafinhas com água para que os moradores recolham os dejetos dos cães e lavem o xixi. Temos um laguinho onde as crianças que tenham vontade de ter um aquário podem adquirir peixinhos. Fazemos campanhas de economia de água e energia com cartazes que são colocados em pontos estratégicos. Para o pessoal da terceira idade temos sessões de cinema com filmes que foram sucesso no passado, acompanhadas de pipoca, bolo e refrigerante.

O síndico não é somente um gestor das finanças. O síndico deve representar um papel importante como agregador e um difusor de boas ideias, além de fazer cumprir a Convenção e não ser intransigente em demasia.

Que mensagem gostaria de deixar para os nossos leitores?

José Carlos Ferreira: Não deixem de participar da vida da sua comunidade. Compareçam às Assembléias. Cobrem os seus síndicos, com respeito e educação. E o mais importante: COLABOREM sempre para o melhoramento da qualidade de vida do local onde vivem.

Tá falado, José Carlos! 😉

Comentários