A iniciativa Menos 1 Lixo busca incentivar a prática do consumo consciente, sugerindo a troca de copos descartáveis por um copo retrátil leve e fácil de transportar. Já falamos aqui no blog sobre este projeto, no entanto, três anos após nossa matéria, a iniciativa cresceu, o copo ganhou novo design, novos materiais e mais adeptos.
Em 2015, a empresária e ativista Fernanda Cortez lançou um desafio pessoal: diminuir a quantidade de lixo que ela mesma produzia no dia a dia. Como principal iniciativa, ela substituiu os copos descartáveis por um copo retrátil e, segundo ela, durante um ano, economizou 1.618 copos!
Após compartilhar sua ideia com amigos e influenciadores, a iniciativa cresceu, foi bastante divulgada pela mídia e o projeto decolou. O primeiro copo idealizado era feito de metal e tinha alguns problemas de vazamento. Foi então que Fernanda teve a ideia de recriar o copo e tornar a produção nacional, obtendo, assim, mais controle sobre o processo produtivo.
Leia mais: Escovas de dente podem ser sustentáveis
O copo oficial do Menos 1 Lixo tem design 100% brasileiro, é produzido a partir de materiais recicláveis e é livre de BPA, metais pesados e ftalatos. A parte retrátil é produzida com silicone de grau alimentício, feito para entrar em contato com comida e bebida. Já a tampa e o anel de sustentação são feitos de polipropileno. Segundo o fabricante, o produto possui vida útil mínima de cinco anos.
Com o sucesso do novo design, alguns questionamentos foram feitos sobre o processo de economia circular que engloba o copo, tão divulgado pelo projeto. Ao contrário do polipropileno, que é bastante reciclado no Brasil, o silicone, apesar de ser reciclável em outros países, por aqui não é reciclado. A demanda para esse tipo de material não existe.
Leia mais: Garrafa de água se decompõe em algumas semanas
De acordo com Fernanda, os copos que eventualmente rasgarem serão recolhidos pela Menos 1 Lixo e destinados a um aterro certificado. Um projeto de upcycle está sendo elaborado para reaproveitar estes copos.