Soleta Zero Energy One utiliza fontes renováveis de energia e material reciclado

Que a arquitetura sustentável cresce a cada dia a gente já sabe. Durante as nossas pesquisas sobre o que tem sido feito nesta área, o mais interessante é descobrir projetos inovadores e igualmente incríveis. É o caso do Soleta Zero Energy One, um protótipo de casa sustentável desenvolvido pela Fundação Justin Capra para Invenção e Tecnologias Sustentáveis ​​(FITS).

Zero-Energy-Soleta-lead
A casa é construída de madeira sustentável e quase todo o material utilizado na construção foi reciclado.

Aberta para visitação na cidade de Bucareste, na Romênia, a Soleta Zero Energy One é feita de madeira sustentável – 97% de todo o material de construção utilizado na obra da casa é reciclável – e possui um sistema inteligente que combina energia solar com a energia geotérmica, tornando possível assim o aquecimento de água e dos ambientes da casa a partir de uma energia limpa. Há também um sistema de armazenamento e filtragem de água de chuva, reutilizada nas torneiras da casa, além de iluminação com lâmpadas de LED para garantir uma maior eficiência energética. O projeto de arquitetura sustentável prevê ainda o controle de funções da casa (abertura de portas, janelas, controle de eletrodomésticos etc.) através de smartphones.

Zero-Energy-Soleta-14
Apesar de pequeno, o interior se torna expansivo graças ao design inteligente.
Zero-Energy-Soleta-12
O espaço é versátil, podendo ser usado como uma casa, escritório ou espaço de férias.

Com apenas 48 metros quadrados de espaço interno, a arquitetura sustentável da Soleta Zero Energy One é um compacto tão bem pensado, que a sensação é de uma casa ampla e muito aconchegante. Em vez de paredes sólidas, a FITS investiu em vidros isolados para criar uma relação distinta entre a natureza e o interior e ao mesmo tempo proporcionar luz natural e ventilação aos cômodos.

Zero-Energy-Soleta-13
Os vidros isolados substituem paredes para uma melhor ventilação e entrada de luz natural.
Zero-Energy-Soleta-09
Os detalhes em madeira percorrem toda a casa, que busca proporcionar o contato com a natureza, mesmo nos ambientes fechados através dos vidros e luminosidade natural.
Zero-Energy-Soleta-10
Os fundos da casa sustentável do futuro.

De acordo com o site oficial do projeto, os preços para quem se interessa em adquirir a casa são mais acessíveis que qualquer outra construção sustentável do mercado. Alguém se anima? 🙂

*Fotos e informações: soleta.ro e inhabitat.com

Comentários