Na escola, durante as aulas de Química, aprendemos que água e óleo não se misturam. Apesar disso, ao entrarem em contato, separá-los não é tarefa fácil. Mas, ao que tudo indica, em breve será muito fácil separar essas substâncias, isto porque uma empresa brasileira está trabalhando em um polímero capaz de absorver todo o óleo presente na água.
Trata-se de uma espécie de espuma, 100% biodegradável, que, ao entrar em contato com o óleo, tem a capacidade de absorver os hidrocarbonetos, ou seja, os óleos vegetais e minerais, despejados na água. Após ser absorvido, o óleo pode inclusive ser retirado da espuma, tendo condições de ser reutilizado posteriormente.
Batizado de Fohm.Life, o polímero ainda tem outro diferencial: sua característica biodegradável permite que ele seja reutilizado como adubo orgânico. Sua versatilidade também merece destaque, pois testes realizados indicam que ele pode ser usado tanto em residências e condomínios, para a retirada de óleo industrial descartado de forma incorreta, como em grande escala, ao remover manchas de óleo dos oceanos.
O polímero foi pensado para ser uma solução de fato sustentável, pois sua composição tem como base qualquer insumo orgânico que contenha açúcar ou óleo. O fato de poder ser criado a partir de materiais descartados garante o ciclo sustentável do produto e o consequente baixo custo de sua produção.
Criado pelo Atelier Marko Brajovic, o produto foi lançado oficialmente durante a Design Days Dubai. O Fohm.Life foi apresentado em uma exposição que apresentou invenções que utilizaram materiais alternativos e que aliaram sustentabilidade e tecnologia.
Achamos a solução muito criativa, interessante e com um potencial enorme! Esperamos que mais estudos e investimentos sejam feitos para que, em breve, ele possa estar disponível no mercado! 🙂
Fonte: AI.