Já mostramos aqui no blog a ideia sensacional que a Prefeitura de Esteio, no Rio Grande do Sul, teve ao criar o Catioro Go, uma campanha que incentiva a adoção de animais abandonados. A ideia foi inspirada no aplicativo para celular Pokémon Go, um fenômeno que leva às ruas milhares de pessoas em todo o mundo com o objetivo de capturar os monstrinhos do desenho animado que fez sucesso no final dos anos 90. E não é que o aplicativo continua servindo de inspiração para ótimas ideias? Agora, ao invés de capturar Pokémons, que tal caçar livros? 🙂

cacadores-de-livros-08
Os livros costumam ser abandonados com um bilhete que incentiva a sua adoção.

Aveline Grégoire é a diretora de uma escola primária na cidade de Farcienne, na Bélgica. Para incentivar a leitura entre os alunos de sua instituição, ela teve a ideia de espalhar livros em locais públicos da cidade. Para isto, ela criou um grupo no Facebook e convidou os alunos para entrarem na brincadeira. A ideia fez tanto sucesso que o grupo ultrapassou os muros da escola e foi ganhando novos adeptos. Iniciado em meados de agosto, hoje o grupo já conta com mais de 78.300 pessoas, chamadas de “Chasseurs de Livres” (Caçadores de Livros, em tradução livre), que vão às ruas para caçar novas histórias.

cacadores-de-livros-03
“Sou um livro abandonado. Capture-me, leia-me e devolva-me a natureza… Boa leitura”

Além de procurar novos livros, os participantes podem deixar aqueles exemplares que pretendiam doar ou compartilhar. A única orientação é que o livro seja deixado em locais de fácil acesso e que uma foto do livro seja postada no grupo, com a indicação da região onde foi deixado. Os livros costumam ser colocados dentro de embalagens plásticas para que, em caso de chuva ou vento, por exemplo, eles permaneçam intactos.

cacadores-de-livros-02
As embalagens plásticas asseguram que o livro permaneça intacto em caso de chuva.

Após ler o exemplar que foi capturado, o caçador recoloca o livro novamente em algum ponto da cidade, garantindo que a história permaneça circulando e encontrando novos leitores. Com o crescimento do grupo, aumentou também a variedade de obras disponíveis que vão desde romances e obras de ficção científica até livros infantis e de autoajuda.

cacadores-de-livros-05
Os livros são deixados em locais de fácil acesso.
cacadores-de-livros-07
Ir às ruas para caçar livros virou na mania na Bélgica! 🙂

Gostou da ideia? Então que tal tentar implantá-la dentro do seu condomínio? Na próxima reunião, converse com os demais condôminos e veja se eles topam se tornarem Caçadores de Livros! Vale esconder na garagem, no jardim, nas escadas entre os andares… Chega de livros empoeirados e esquecidos na estante da sala. Vamos promover a circulação de boas histórias entre nossos vizinhos e amigos! É cultura, é sustentável! 😉

Comentários