Praticar uma atividade física é uma excelente atitude para quem se preocupa com o bem-estar físico e mental. Movimentar o corpo ajuda a combater o estresse, melhora a circulação sanguínea e ainda fortalece o sistema imunológico. Praticar exercícios ao ar livre proporciona contato direto com a natureza, o que é uma boa dica para quem deseja recarregar as energias. Melhor do que isso, só se fosse possível aproveitar esse tempo para ajudar o meio ambiente. Com o plogging, isso já é possível! 🙂
No final de 2016, já era possível encontrar algumas menções no Instagram dessa atividade. Criada na Suécia, plogging é uma expressão que mescla os termos “plocka skräp” (pegar o lixo) com “jogga” (correr). Dessa forma, praticar plogging significa recolher resíduos enquanto corre. Para iniciar a atividade, basta vestir roupas adequadas e levar consigo uma sacola para guardar o lixo, luvas para proteger as mãos e muita disposição!
A disposição, aliás, deve estar em dia, pois praticar plogging exige esforço extra. Ao abaixar para pegar o lixo, é necessário realizar um agachamento, o que intensifica o exercício. Após gastar muitas calorias e ajudar o meio ambiente, o praticante leva os resíduos à lixeira mais próxima ou, caso tenha recolhido apenas materiais recicláveis, destina-os até um local para o descarte adequado.
A prática do plogging tem conquistado diversas pessoas ao redor do mundo. Ao digitar #plogging no Instagram é possível encontrar mais de 8.000 fotos sobre o assunto. E ainda existem hashtags próprias de cada cidade ou país.
Leia mais: Usar a bicicleta reduz riscos de desenvolver doenças
O descarte incorreto do lixo é um problema mundial, mas pare por um instante e reflita. Se até mesmo na Suécia, um país desenvolvido, líder na gestão de resíduos sólidos urbanos, os habitantes sentiram a necessidade de colocar a mão na massa para ajudar a melhorar tal questão, imagina a situação dos países muito pobres e pouco desenvolvidos.
Leia mais: Áreas verdes: refúgios que fazem bem à saúde
De qualquer forma, parece que o plogging veio para ficar. Embora não seja a solução mais eficaz para acabar com o problema do lixo nas cidades, trata-se de uma excelente iniciativa para aqueles que sentem necessidade de contribuir ainda mais com o meio ambiente. Será que teremos em breve muitos grupos de plogging no Brasil? Compartilhe com seus amigos e, se você já pratica esta atividade, conte pra gente nos comentários! 🙂