Que o papel é um material que pode e deve ser reciclado muita gente já sabe. Na prática, porém, não é bem isso que acontece… Todos os dias, toneladas de papel são descartadas de forma incorreta, no lixo comum, indo parar em aterros, mares e oceanos. Você, por exemplo, o que faz com os papéis das impressões que saíram erradamente? E com o jornal que você lê no domingo? Tem gente transformando isso em arte!

Já mostramos a história da artista que, a partir de jornais velhos, cria esculturas de animais incrivelmente realistas e agora vamos apresentar o trabalho de Raya Sader Bujana, uma artista que mora em Barcelona e encontrou uma forma muito bacana de unir seu talento em paper art (arte com papel, em tradução livre) com sustentabilidade.

Raya reaproveita este material e o transforma em lindas e miúdas esculturas de flores, folhas e cactos. E mais: cada pecinha é colocada em uma estrutura de vidro fechada, o que transforma as esculturas em lindas miniaturas de terrários! Se você não tem muito jeito para cuidar de espécies que precisam de cuidado, esta pode ser uma ótima solução para você ter “plantas” em casa, não é mesmo? (risos)

mini-terrario-papel-02As miniaturas de terrários medem menos de cinco centímetros e, ainda que não exijam cuidados especiais, merecem ser apreciadas com bastante atenção. Isso porque a riqueza dos detalhes é tamanha que apenas um olhar cuidadoso é capaz de perceber todas as nuances das esculturas.

Todas as peças são feitas à mão pela artista, que, em seu site, diz que o trabalho que desenvolve é muito influenciado por seus sólidos antecedentes em arquitetura e pelo amor à natureza. As miniaturas de terrários com plantas de papel estão disponíveis para compra através da loja Etsy, de Raya. Confira mais criações da artista:

mini-terrario-papel-05mini-terrario-papel-03mini-terrario-papel-04mini-terrario-papel-06mini-terrario-papel-07Adoramos as esculturas! Os detalhes de cada peça chamam atenção e encantam. É claro que nada substitui as plantas reais. Os terrários tradicionais são miniecossistemas que decoram os ambientes e ainda levam um pouco de vida aos espaços. Mas, o trabalho da artista merece destaque até mesmo por ter como base um dos três “R’s” da sustentabilidade: reutilizar! 🙂

Comentários