A utilização de plástico para embalar produtos é uma prática adotada no mundo todo. Mas será possível que daqui a alguns anos os alimentos comecem a ser vendidos sem esse tipo de embalagem? Talvez muitas pessoas ainda estranhem tal possibilidade, mas já existem lugares experimentando essa solução. Já mostramos aqui no blog o supermercado que inaugurou um corredor inteiramente sem plásticos e agora vamos falar sobre duas lojas no Canadá que vendem seus produtos em refil.
Linh Truong nunca se conformou com a quantidade de plástico usada nos produtos que comprava. Para ela, não fazia o menor sentido todo o lixo gerado apenas com embalagens de produtos. Por não conseguir encontrar lojas com o perfil que desejava, ela teve a ideia de abrir seu próprio negócio implantando o conceito plastic free, através do sistema de refil.
Inicialmente, ela criou a loja The Soap Dispensary, localizada em Vancouver, no Canadá, especializada em sabonetes, produtos de limpeza e itens para cuidados pessoais. Alguns anos depois, com o negócio já estabelecido, Linh decidiu abrir uma mercearia anexa à sua primeira loja, a pedido dos clientes, que solicitavam outros tipos de produtos. Foi aí que surgiu a Kitchen Staples, loja especializada em produtos orgânicos e naturais para a cozinha. Com as duas lojas, Linh passou a vender mais de 700 produtos a granel pelo sistema de refil.
Todos os clientes que vão até as lojas de Linh levam seus recipientes para serem reabastecidos. Os frascos devem estar secos e não precisam necessariamente estar vazios. O estabelecimento pesa o conteúdo e cobra apenas pelo que for completado.
Caso alguém se esqueça de levar um pote, não tem problema. Na própria loja existe uma variedade de garrafas e frascos que poderão ser adquiridos. O sistema de refil mantém o plástico de uso único fora de aterros sanitários, rios e mares e contribui de forma efetiva para a preservação do meio ambiente.
Os produtos comercializados são biodegradáveis e selecionados para um impacto mínimo na saúde humana e ambiental. Sempre que possível, Lihn opta por ingredientes puros, locais, orgânicos e de comércio justo. Cerca de 50% dos fornecedores são de propriedade local, e 75% dos sabonetes vendidos são produzidos na região.
Reduzir a quantidade de plástico do dia a dia consiste em um novo estilo de vida que requer um tempo de adaptação. Se ainda não é possível comprar em lojas e mercados como os de Lihn, tente iniciar de outra forma. Que tal adquirir sacolas retornáveis e utilizá-las sempre que for ao supermercado? Acredite, já será um bom começo! 🙂