Já falamos aqui no blog sobre a importância da reciclagem de computadores e demais lixos eletrônicos. Apesar de esses materiais terem um potencial incrível de reciclagem, infelizmente, devido ao descarte incorreto, milhares de peças preciosas vão parar nos aterros sanitários. Ah, não estamos brincando quando chamamos as peças de preciosas! Isto porque, dentro dos computadores, existe uma peça recheada de ouro: a placa-mãe! Atenta a isto, a Dell vem extraindo este ouro, reciclando-o e transformando-o em lindas joias! 🙂
Encontrar pontos de coleta de lixo eletrônico nem sempre é uma tarefa fácil. No entanto, a Dell, empresa de hardware de computadores dos Estados Unidos, vem tentando fazer a sua parte. A fim de chamar a atenção das pessoas para o esforço que a marca vem fazendo para reciclar suas peças, criou uma linha de joias de ouro, de 14 e 18 quilates, a partir do ouro reciclado após ser retirado das placas-mães.
Para se ter uma ideia, segundo o site da Dell, uma tonelada de placas-mães usadas tem até 800 vezes mais ouro do que uma tonelada de minério de ouro. Além disso, o processo de extração do ouro de placas-mães da Dell e seus parceiros é 99% mais ecológico do que extrair ouro da Terra. Vale ressaltar ainda a questão dos benefícios éticos, ao evitar as duras condições de trabalho em que o ouro é muitas vezes extraído.
Leia mais: Lixo eletrônico merece nossa atenção
O projeto da Dell conta com o apoio da atriz e ativista Nikki Reed, que fez sucesso na série de filmes “Crepúsculo”. Nikki criou a marca Bayou With Love, que, segundo ela, é um estilo de vida que se concentra na sustentabilidade e no consumismo ecologicamente consciente. A marca vende diversas peças produzidas de maneira responsável e, agora, com a parceria com a Dell, está vendendo as joias de ouro reciclado produzidas pela empresa de computadores.
Quando usamos a palavra “lixo”, muitas vezes a associamos a algo negativo, que não tem mais serventia. Mas, com os processos de reciclagem, é possível reaproveitar diversos materiais para a criação de novos produtos. Como vimos, algumas vezes, o resultado final pode gerar algo bonito e precioso! 🙂