Sementes no lugar da borracha dão nova vida aos lápis que já não servem mais
E se o seu lápis pudesse ser plantado após o uso? Foi pensando em reduzir o descarte de lixo em excesso através do reaproveitamento e jardinagem, que um grupo de estudantes do Instituto de Tecnologia da Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, resolveu criar o Sprout, um lápis que guarda sementes de plantas no lugar da borracha.
De acordo com o site do projeto, a ideia era encarar a cultura do consumo e descarte em excesso, começando pelo mais básico dos objetos que todo mundo usa todos os dias, o lápis. Daí surgiu a pergunta: E se em vez de jogar seus lápis longe você pudesse plantá-los, fazê-los crescer e se transformar em algo delicioso, bonito e divertido?
O lápis Sprout contém sementes orgânicas para germinar e te ajudar no processo de jardinagem em casa. Cada lápis possui um mínimo de cinco sementes livres de pesticidas, dependendo do tipo de erva. Ao todo são 11 tipos diferentes de sementes, entre ervas, flores e frutos: manjericão, coentro, hortelã, alecrim, sálvia, tomilho, tomatinho e calêndula são alguns exemplos.
Você escolhe o tipo de erva que deseja plantar após o uso e ela já vem gravada no seu lápis.
Sustentabilidade na produção
Além de gerar vida após o fim da sua vida útil como lápis, o Sprout também é sustentável na sua composição: é feito de argila e grafite, material natural e que não representa qualquer risco ao meio ambiente, oferecendo uma jardinagem limpa e sustentável.
O projeto, que nasceu acadêmico, logo atraiu investidores e foi comercializado pela empresa Democratech, que viabilizou a venda nos Estados Unidos. No vídeo abaixo é possível acompanhar o processo de produção do lápis e o resultado final, após o seu plantio.
Muito legal, não? Já pensou reunir as crianças do condomínio para plantar os seus lápis e criar uma horta comunitária? Mais uma ideia para anotar e torcer para chegar logo ao Brasil. Até lá, fica a inspiração e a dica de que tudo pode ser reaproveitado, até mesmo para a jardinagem.
Bom fim de semana, pessoal!