Como vimos aqui no blog, o setor de transportes é um dos vilões quando falamos em emissão de gases tóxicos no meio ambiente. No entanto, apesar de ainda contribuir de forma significativa para a poluição atmosférica, várias iniciativas individuais estão sendo apresentadas para tentar amenizar essa situação.
Listamos abaixo alguns exemplos de ações sustentáveis que estão colaborando para deixar o setor mais verde. Algumas iniciativas surpreendem pela criatividade, e outras indicam boas perspectivas para um futuro não tão distante. Confira! 🙂
1) Pontos de ônibus sustentáveis:
Embora ainda não sejam facilmente encontrados, os pontos de ônibus sustentáveis estão, aos poucos, ganhando espaço nas calçadas de algumas cidades do mundo.
– Florianópolis/Santa Catarina – Brasil:
Idealizado pelo Núcleo Setorial de Paisagismo da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif), este ponto de ônibus possui diversos diferenciais:
- Utilização de materiais recicláveis que minimizaram o uso de recursos naturais.
- Telhado verde que ajuda a diminuir o calor e ainda filtra as partículas de poluição do local.
- Sistema de reutilização da água da chuva para manter a irrigação do telhado.
- Placas solares que produzem energia limpa para a iluminação da parada.
- Entradas USB que permitem carregar o celular com a energia produzida no local.
- Lâmpadas de LED que garantem o uso eficiente da energia.
– Salvador/Bahia – Brasil:
Idealizado pela Secretaria Municipal Cidade Sustentável (Secis), o ponto de ônibus foi reformado para se tornar mais sustentável e ainda promover a leitura. Veja os diferenciais do projeto:
- Telhado verde com plantas ornamentais e flores da espécie Alamanda suavizam o escaldante calor da região.
- Uma biblioteca foi instalada próxima ao ponto, a fim de incentivar a leitura e a troca gratuita de livros.
- Um paraciclo foi instalado para incentivar o uso da bicicleta até a parada.
2) Ônibus com telhado verde:
Na Espanha, a Câmara Municipal de Madri iniciou um projeto de instalação de telhados verdes nos tetos dos ônibus da cidade. Chamado de “Move Verde”, o projeto tem como principais objetivos:
- Diminuir os níveis de gases poluentes do ambiente.
- Estimular a criação de mais áreas verdes na cidade.
– Diferenciais do projeto:
- Reaproveitamento da água usada no sistema de ar-condicionado do veículo para a irrigação do telhado verde.
- Colocação de plantas de baixo crescimento, a fim de não atrapalhar a visão dos motoristas.
Veja abaixo um vídeo com mais detalhes do projeto:
3) Ônibus elétrico:
Além de reduzirem ou até mesmo anularem a emissão de gases tóxicos no meio ambiente, os ônibus elétricos aumentam a qualidade de vida da população. O Brasil e diversos outros países já testam esta nova opção para tornar a mobilidade urbana mais sustentável. Veja alguns exemplos:
– Suíça:
Por lá, está em teste um ônibus elétrico carregado por wi-fi! A ideia é que a recarga seja feita nas paradas de ônibus, através de indução, sem a utilização de equipamentos ou pessoas. A estimativa é que as recargas durem em torno de 20 a 30 segundos, não atrapalhando o fluxo de passageiros. Uma carga completa levaria em torno de sete minutos, o que seria suficiente para completar sua rota.
– Curitiba/Paraná – Brasil:
No final do ano passado, Curitiba tornou-se a primeira cidade da América Latina a iniciar os testes, em condições reais de uso, de um ônibus elétrico híbrido. Utilizando a tecnologia plug-in, as recargas são feitas nos pontos de ônibus, durante o embarque e desembarque dos passageiros. Com este tipo de ônibus, é possível percorrer a rota estabelecida utilizando 100% de energia elétrica.
Como vimos, apesar de promissoras, tais iniciativas ainda estão em fase de testes, mas já indicam boas perspectivas para um futuro próximo. Diminuir a emissão de gases tóxicos no meio ambiente é uma medida urgente, que deve ser encarada como prioridade para as grandes empresas do setor. Ficamos na torcida e aguardamos boas notícias em breve.