Universidade Corporativa do Sindicato amplia debate sobre sustentabilidade
A escolha do tema da sustentabilidade em condomínios para a palestra inaugural da UniSecovi Rio não poderia ter sido melhor. Mais de 60 pessoas entre síndicos, condôminos e profissionais do mercado imobiliário compareceram à sede do Secovi Rio para conhecer o projeto da engenheira civil Clarice Degani sobre gestão sustentável de edifícios comerciais e residenciais.
Com desenvoltura e uma apresentação didática, Clarice, que também é assessora técnica da vice-presidência de Sustentabilidade do Secovi São Paulo, mostrou ao público presente que para se estabelecer um sistema de gestão sustentável é preciso organização, definição de metas e principalmente, estudar as deficiências particulares do seu condomínio.
“Um edifício só é sustentável se ele atende às demandas dos seus usuários. Busquem respostas que os ajudem a montar um plano de ação efetivo. O gestor condominial precisa estar atento às mudanças de comportamento e necessidades das pessoas que estão ocupando seus espaços” – explicou Clarice.
A engenheira também destacou que para ser de fato sustentável, um edifício precisa ser economicamente viável, ou seja, a operação e manutenção dele precisam estar alinhadas ao seu orçamento.
“O uso muda muito rápido e o gestor predial precisa estar atento a isso, pois só é sustentável a construção que resiste ao longo do tempo. Os edifícios precisam permanecer saudáveis e para isso precisam ser acompanhados de perto” – afirmou Clarice, que separou sua estratégia de gestão sustentável de edifícios em três fases:
1) Diagnóstico inicial – Detectar falhas na operação do edifício para corrigir e implantar as ações de melhoria nos locais corretos – não adianta trocar a iluminação do prédio quando o seu problema está no desperdício de água, por exemplo;
2) Definir o potencial de sustentabilidade – Reparar o que está ruim e manter em bom estado aquilo que já funciona bem.
3) Planejamento – Criação de indicadores, objetivos, metas e plano de ação para implantação das diretrizes traçadas acima. Criar ferramentas de monitoramento, treinamentos e definir pessoas para acompanhar a execução do que foi traçado é fundamental.
A palestra marcou a transição do Centro de Capacitação do Secovi Rio para Universidade Corporativa. A ideia é ampliar as condições para educação continuada de seus colaboradores, associados e o mercado imobiliário como um todo.