Evento contou com patrocínio institucional do Secovi Rio
Na tarde de sexta-feira, 8 de maio, o Secovi Rio participou do Fórum ABADI da água, realizado pela Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis (ABADI), no Auditório da Bolsa de Valores do Rio. Tendo como tema central a crise hídrica e suas consequências para os moradores de condomínios e a sociedade como um todo, o evento também abordou a questão da poluição ambiental das águas da cidade e o consumo consciente, estimulado através do lançamento de uma cartilha com orientações para síndicos, funcionários e condomínios.
“Despertar a consciência das pessoas para o assunto foi o grande objetivo do fórum. Antes de falar em redução de despesa condominial, já que a água representa quase 25% do custo do condomínio, é preciso apresentar ideias a serem colocadas em prática, porque são elas que vão garantir a diminuição das despesas” – destacou a presidente da ABADI, Deborah Mendonça.
O Vice-Presidente Administrativo e de Recursos Humanos do Secovi Rio, Ronaldo Coelho Netto, participou da mesa de abertura, junto ao Vice-Presidente Jurídico Rômulo Cavalcante Mota, que detalhou para os presentes como deve ser feita a leitura das contas de água nos condomínios.
“Só uma sociedade consciente da importância de se compartilhar conhecimentos e boas práticas de economia de água pode caminhar para um futuro sustentável. Essa é a prerrogativa do Secovi Rio e é o que vamos seguir fazendo através do Blog Condomínios Verdes e das ações com foco em sustentabilidade. Iniciativas como esta da ABADI são fundamentais para ajudar a disseminar informações para consumirmos de forma responsável a nossa mais preciosa fonte de vida natural – a água” – declarou Ronaldo Coelho Netto.
Os assuntos foram abordados por especialistas como Adilson Roque dos Santos, arquiteto urbanista e paisagista e doutor em Ecologia Urbana pela UERJ, Mário Moscatelli, biólogo, professor da UFRJ e mestre em Ecologia, Carlos Minc, deputado estadual e ex-ministro do Meio Ambiente.
Ao final das palestras, o Diretor de Distribuição e Comercialização da CEDAE, Marcello Motta, esclareceu dúvidas da plateia e comunicou que a concessionária vem trabalhando para materializar a medição individualizada de água nos condomínios cariocas.
Clique aqui e saiba como economizar através da medição individual de água em edifícios.
Cartilha ilustra como consumir de forma consciente
A cartilha lançada durante o evento traz dicas para implantar ações de sustentabilidade e consumo consciente de água nos condomínios. Para os que não puderam comparecer ao Fórum da Água, o material encontra-se disponível para download aqui.