A empresa de moda italiana Kloters criou uma camiseta que é capaz de limpar o ar através de uma pastilha especialmente desenvolvida para capturar e desintegrar poluentes e odores desagradáveis. Ecologicamente correta, a camiseta, chamada de RepAir, foi projetada para ser confortável e ir além do conceito tradicional de moda sustentável.
“Queremos fazer da moda um veículo para aumentar a conscientização e pensar em novas soluções para o problema da poluição através de roupas bonitas, confortáveis e, acima de tudo, virtuosas”, disseram os fundadores da Kloters, Federico Suria, Marco Lo Greco e Silvio Perucca, em um comunicado à imprensa.
Os recursos antipoluentes exclusivos da RepAir são possíveis graças ao Breath, um tecido absorvente patenteado. “A empresa que o produz, a Anemotech, está muito entusiasmada com o projeto, e nossa colaboração começou imediatamente”, disse Lo Greco. Segundo os criadores, o material é capaz de absorver poluentes que podem contribuir para problemas de saúde, como doenças respiratórias ou câncer.
Leia mais: Conheça os 8R’s da moda sustentável
O Breath passou por testes extensivos na Università Politecnica delle Marche e demonstrou a impressionante capacidade de absorção de até 97% dos compostos orgânicos voláteis, 92% do dióxido de enxofre e 86% dos óxidos de nitrogênio. O tecido patenteado foi inserido dentro do bolso da camiseta e pode ser removido e substituído quando necessário.
Além da capacidade de limpar o ar e combater os poluentes, a camiseta prioriza a sustentabilidade já durante todo o seu processo de produção. A RepAir é fabricada com o apoio de fornecedores que garantem que nenhum trabalhador seja explorado, o que geralmente ocorre na produção de roupas para consumo global. As camiseta são feitas de algodão de alta qualidade e projetadas visando à durabilidade, o que reduz a quantidade de resíduos criados em sua produção.
Leia mais: Estofados de carros são transformados em jaquetas
A Kloters espera que suas camisetas possam iniciar um debate e um movimento para melhorar a qualidade do ar em todo o mundo. Como diz o lema, “uma única camiseta pode não salvar o mundo, mas muitas podem”.