Entenda o crescimento da sustentabilidade no setor energético
É comum ouvirmos falar de economia de energia sempre que a sustentabilidade é colocada em pauta. Quando o assunto é tratado dentro de condomínios então, nem se fala. Muita polêmica em torno dos valores assustadores das contas de luz e gás. Tudo isso acaba contribuindo para um cenário cada vez mais promissor no Brasil: o investimento em fontes renováveis de energia, que além de reduzirem os custos, estimulam as pessoas a consumirem energia de uma forma mais consciente.
Fontes de energiaPara quem não sabe, mais de 95% da energia elétrica produzida no Brasil vem de usinas hidrelétricas, aquelas que geram energia a partir da água de rios, o que faz todo sentido se pensarmos no potencial hídrico do país. Porém, a situação do Brasil em relação à oferta de água é hoje uma questão delicada (leia mais aqui), uma vez que a falta do recurso e a necessidade de sua preservação são fatores que alertam para uma reflexão também no setor energético.
Pesquisadores e estudiosos destacam a importância de se diversificar as fontes de energia de um país e colocam as energias solar, originada a partir do sol, e eólica, produzida a partir do vento, como peças-chave de um futuro sustentável.
O papel do consumidorMuita coisa pode ser feita para melhorar a questão de eficiência energética do Brasil. E dentro desse pacote, nós, os principais interessados em reduzir os gastos com geração de energia, temos papel fundamental. Você já parou pra pensar no consumo diário de energia da sua casa? E das áreas comuns do seu condomínio?
Nesta seção, vamos falar sobre como as fontes alternativas de energia e um consumo consciente podem trazer benefícios para o seu bolso e para o meio ambiente, sempre buscando soluções práticas e aplicáveis no dia a dia dos condomínios.
Vamos começar pela redução de gastos dentro de casa? É importante dar o exemplo para o vizinho! Fique ligado e não deixe de conferir nossas dicas no próximo post!