Morar perto do trabalho é o sonho de muitas pessoas. Mas também não é para menos. Com as cidades cada vez mais populosas, cruzar diversos bairros para chegar ao trabalho pode ser um desafio e tanto. Principalmente se você mora em um local com transporte público ineficiente e engarrafamentos. A boa notícia é que já existem diversas novas construções que estão unindo trabalho e moradia, a fim de facilitar a vida das pessoas. Um bom exemplo vem lá de Cingapura, em um edifício misto que ainda tem como plus a adoção de diversas práticas sustentáveis.

Localizado na região central de Cingapura, o complexo Marina One é um edifício misto com mais de 400 mil metros quadrados. Desde o início, foi pensado como uma opção para quem deseja morar, trabalhar e ter momentos de lazer em um mesmo lugar. Mas o projeto não parou por aí e implantou diversas atitudes sustentáveis. A que chama mais atenção é uma belíssima área verde inserida bem no centro do complexo.

Edifício misto possui pequena floresta em CingapuraCom cerca de 700 árvores e mais de 350 tipos diferentes de espécies, o Marina One possui uma pequena floresta com 37 mil metros quadrados. Uma lagoa refletora anexa ao jardim central dá um toque especial ao paisagismo. O verde incluído nesse edifício não ficou apenas no jardim. Subiu os andares e chegou ao topo, podendo ser encontrado e apreciado em pequenos oásis espalhados pelas torres.

Leia mais: Parede de musgo é projetada para melhorar o ar das cidades

Confira outros diferenciais sustentáveis incluídos no Marina One.

  • Orientação e fachada de construção otimizada para reduzir o ganho de calor e o brilho nas placas do chão do escritório em 20%.
  • Design da fachada pensado para facilitar a ventilação natural nos ambientes internos.
  • Prioridade na escolha de produtos ecológicos na construção do edifício.
  • Uso eficiente da água, incluindo recolhimento e aproveitamento da água da chuva, que é usada na irrigação dos jardins e nos banheiros.
  • Recursos de eficiência energética, tais como frenagem regenerativa dos elevadores, iluminação LED controlada por sensores e unidades avançadas de tratamento de ar.
  • Jardins espalhados por todo o complexo a fim de reduzir o efeito de ilha de calor e melhorar a qualidade do ar.
  • Prática de gestão ambiental ao longo do processo de construção.
  • Bicicletário e estações de recarga de veículos elétricos.

Edifício misto possui pequena floresta em CingapuraCom todos esses diferenciais, este edifício misto já conquistou o Green Mark Platinum, uma premiação local, e recebeu a certificação LEED Platinum, do Green Building Council.

Edifício misto possui pequena floresta em Cingapura

Leia mais: Escada verde leva vida a edifício em Londres

Já as áreas de lazer do complexo contemplam uma variedade de restaurantes e cafés, um clube de ginástica, uma praça de alimentação, um supermercado e vários espaços para eventos. Tudo isso é acessado ​​através de uma série de terraços públicos abertos. A conexão direta com a linha de metrô MRT e rotas de ônibus permitirá que o complexo se torne um novo destino público para a cidade.

E então, quem toparia morar e trabalhar em um local assim? Nós, com certeza! E você? 🙂

Imagens:  H G Esch

Comentários