Se você fizer uma pesquisa para descobrir o que as pessoas mais gostam de fazer nos momentos de lazer, provavelmente ir ao cinema estará entre os hobbies mais citados. Mas também não é para menos. Assistir a um bom filme, se deixar envolver pela história e descobrir, pouco a pouco, os mistérios, dramas e emoções do roteiro é uma experiência enriquecedora. Agora, bom mesmo seria tirar as projeções dos espaços fechados e levá-las a diferentes públicos, não é mesmo? O Ecocinema faz isso e de forma sustentável!
O cinema itinerante não é uma novidade. Histórias inspiradoras de pessoas que viajaram quilômetros com um projetor e uma tela levando cultura para diversas cidades já foram mostradas em vários veículos de comunicação. No entanto, o Ecocinema, além de democratizar o acesso à cultura e à educação, promove a sustentabilidade, ao exibir filmes para crianças e adultos utilizando energia renovável.
Placas solares instaladas no teto do Ecocinema captam a energia do sol e a transformam em energia elétrica, permitindo, assim, a exibição dos filmes. A energia captada durante o dia é armazenada em baterias para utilização durante as sessões de cinema à noite.
O projeto, porém, não se resume às exibições de filmes para a comunidade. Através de parcerias com escolas públicas, o Ecocinema apresenta oficinas e animações para os alunos com o objetivo de promover a consciência ambiental. O consumo consciente e a energia solar são alguns dos temas abordados. E mais: cada unidade de Ecocinema se transforma em um laboratório móvel de energias renováveis, que pode ser explorado pelos alunos.
Leia mais: Coodo House: a casa itinerante
O projeto, que nasceu no Uruguai, já está presente em outros países, como Argentina, Brasil, Chile, Equador, Colômbia e México. Considerado uma plataforma de comunicação internacional, o Ecocinema realiza anualmente milhares de projeções e oficinas educativas totalmente gratuitas para o público e ajuda a transformar espaços públicos em teatros a céu aberto, autossustentáveis.
Adoramos essa iniciativa! Levar cultura e educação de forma itinerante pode contribuir diretamente para a formação dos jovens que têm acesso ao projeto. Falar sobre sustentabilidade e mostrar na prática seu funcionamento facilita o entendimento e aumenta o interesse pelo assunto.
Esperamos que mais unidades do Ecocinema sejam desenvolvidas para que mais pessoas desfrutem desse projeto tão bacana! 🙂