Uma coisa é fato: o Natal é uma das ocasiões mais esperadas pela maioria das pessoas. É sinônimo de família e um tempo muito propício de reflexão. Por isso, é bastante razoável que aproveitemos para repensar nossas atitudes e torná-las melhores começando na própria celebração, praticando um Natal Sustentável.
Você pode até pensar que será difícil, mas na verdade é bem simples: basta adotar alguns hábitos. A seguir, confira 10 dicas incríveis para cultivar o verdadeiro espírito natalino e seguir com essas práticas em todos os momentos daqui para frente.
Compre presentes conscientemente
O ato de comprar e presentear pessoas no Natal é muito comum. Escolha presentes sustentáveis, ou seja, amigos da natureza. Se possível, tente fazer os próprios presentes ou opte por produtos artesanais, outra opção é comprar de quem faz na região próxima à sua casa.
Reduza as embalagens
Você pode substituir a embalagem de plástico do presente por sacolas de papelão, tecidos, caixas personalizadas e ecobags, que causam menos impacto ao meio ambiente. Vale explorar a criatividade!
Reutilize itens
Se você ainda tem objetos de decoração dos anos passados, não jogue fora ou deixe guardados acumulando poeira, reutilize-os no Natal deste ano. Assim você economiza e diminui o volume de resíduos descartado no planeta. Caso não queira repetir a decoração ou os itens decorativos estejam um pouco desgastados é possível dar uma repaginada e deixá-los com aspecto de novos. Aposte em pinturas, retalhos de tecido e papel etc.
Faça seus próprios enfeites
Fazer os próprios enfeites natalinos também é uma ideia incrível e totalmente sustentável já que estamos falando de reciclagem: objetos que normalmente são descartados vão ter uma nova utilidade. Rolos de papel higiênico podem se tornar guirlandas ou bonecos com a temática da comemoração. Garrafas pet e galhos secos viram lindas árvores de Natal, por exemplo. Aqui também a dica é explorar a sua criatividade!
Utilize frutas e verduras orgânicas
Os alimentos orgânicos são produzidos através de processos e técnicas que visam a qualidade e respeitam o meio ambiente, ou seja, são mais nutritivas, saborosas e saudáveis e não agridem nem a saúde dos seres humanos nem o meio ambiente.
Consuma alimentos da estação
A produção de alimentos da época requer menos recursos como agrotóxicos, por exemplo, já que se encontram na estação do ano que favorece seu amadurecimento natural. Nesta época, estão em alta abacaxi, ameixa, cereja, damasco, figo, manga e maracujá.
Pense no que realmente importa
Associamos o Natal à uma mesa cheia, dar e receber presentes e acabamos esquecendo do real significado desta data. Não se preocupe com coisas materiais, pense no que realmente importa: compartilhe bons momentos. Isso não se resume à data em si, os preparativos e decoração podem ser feitos em família, as crianças adoram colocar a mão na massa, certamente as lembranças do Natal serão ainda mais significativas.
Fonte: Pensamento Verde