O Carnaval é sinônimo de alegria para grande parte dos brasileiros. No entanto, por trás de confetes e serpentinas existe uma realidade muito impactante para o meio ambiente: o aumento de resíduos gerados e descartados incorretamente. Após a folia, as ruas ficam tomadas por uma quantidade enorme de latas vazias, garrafas de plástico, recipientes de vidro, papéis, bitucas de cigarro e demais tipos de lixo.
E a pergunta que fica é: será que não existe a possibilidade de aproveitar a folia sem agredir o meio ambiente? A resposta é sim. Com atitudes mais conscientes e sustentáveis é possível diminuir os impactos negativos ao meio ambiente. Confira algumas dicas para curtir o feriado de maneira mais sustentável, mas não menos divertida:
Use copo reutilizável
É fato que o copo descartável é muito mais prático, mas grande parte desse lixo não é reciclado, além de demorar anos para se decompor e ainda gastar muita água para fabricar.
Estima-se que, somente no Brasil, consumimos cerca de 720 milhões de copos plásticos descartáveis diariamente, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos (Abrelpe). Assim, a melhor alternativa para se refrescar durante a folia e não prejudicar o meio ambiente é levar seu próprio copo de casa e manter ele até o fim da festa.
Use glitter biodegradável
Pouca gente sabe, mas o glitter e a purpurina presentes da cabeça aos pés dos foliões causam grande impacto à natureza, já que é composto por micropartículas de plástico não recicláveis, responsáveis por grande parte da poluição dos rios e oceanos.
O micro plástico é consumido pela fauna aquática e por aves que se contaminam e muitas vezes morrem ou esses animais são consumidos pelo homem e os micros plásticos chegam ao organismo humano.
Mas não precisa se desesperar! Você pode continuar brilhando no Carnaval. Já existem versões de glitter e purpurina biodegradáveis, feitas com materiais naturais, como o pó de mica, sal e gelatina vegetal.
Jogue o lixo no lixo
Essa dica pode até parecer óbvia, mas na hora da folia muitas pessoas esquecem que o lixo deve ser descartado no lixo. Os resíduos acumulados nas vias podem entupir bueiros, aumentar os riscos de enchentes, além de colocar em risco o meio ambiente e sua fauna e flora.
Então, tente produzir a menor quantidade de lixo possível e, o que for gerado, guarde em uma sacola ou mochila até encontrar um local adequado para o descarte.
Prefira as latinhas
É claro que não pode faltar aquela bebida geladinha para se refrescar, não é mesmo? Então, troque as garrafas de vidro ou de plástico pelas latas de alumínio. Além de ser fonte de renda para muitas famílias, o índice de reciclagem de latas para bebidas no Brasil atinge quase 98%, ou seja, é a opção mais ecológica. Os dados são da Associação Brasileira do Alumínio (Abal) e da Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas).
Reutilize fantasias
Para confeccionar uma fantasia são utilizadas água, energia e matéria-prima, sendo muitas vezes feita de plástico, lantejoulas entre outros materiais não sustentáveis. Para aproveitar o Carnaval à caráter e preservando a natureza, reutilize as roupas de carnavais anteriores ou pegue emprestado de alguém.
Caso ainda assim você queira algo novo, dê preferência a reutilizar panos e adereços para criar uma nova fantasia. Opte também por marcas sustentáveis, que utilizem tecidos naturais.
Use confete sustentável
Assim como o glitter, também o confete pode ser substituído por uma versão sustentável, usando papéis velhos ou folhas secas.
Opte por transporte mais sustentável
Você pode usar bicicleta, transporte público ou ir com os amigos no mesmo veículo, evitando assim, maiores emissões de CO2. Mas se for de carro, não vale beber e dirigir, hein?
E aí, está pronto para ser um folião mais sustentável em 2023?
FONTE: AGUASUSTENTAVEL.ORG