Desde o início da pandemia, muita coisa mudou na forma como nos relacionamos com nossas casas. Além de ser um lugar para descansar à noite, após a jornada de trabalho, elas se tornaram também escritórios, academias, espaços de lazer, e isso fez com que muitas pessoas buscassem inovar na decoração, com o objetivo de tornar seus ambientes mais aconchegantes, confortáveis e funcionais. A procura por itens de decoração cresceu 400% nos primeiros seis meses de isolamento, e a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) registrou aumento nas vendas de móveis e itens para casa.

Mas quem disse que essas renovações no lar precisam ser caras? Muita coisa pode ser feita em casa, aproveitando o tempo em família e os finais de semana. Além de garantir um momento especial e de qualidade, criar os próprios itens de decoração é um estímulo para a criatividade e um favor que fazemos ao meio ambiente. Usar materiais recicláveis ou que seriam descartados é uma boa forma de ocupar o tempo, se divertir e dar asas à imaginação.

Essa, inclusive, é a essência da cultura do “faça você mesmo”, também conhecido pelo nome em inglês, “do it yourself” (DIY). O que começou como um hábito de fazer pequenos reparos caseiros – ao invés de descartar objetos quebrados ou estragados – se tornou febre nos anos 1980, quando a cultura punk dominava os circuitos alternativos. Hoje, junto ao conceito de sustentabilidade, essa ideia ganha força: são inúmeros os tutoriais e grupos online ensinando a fazer todo tipo de arte, receitas, reparos e até mesmo os próprios móveis.

Que tal colocar a mão na massa e fazer você mesmo algo diferente para a sua casa? A Krona Tubos e Conexões tem no blog asuaobra.com.br e no canal do YouTube diversas sugestões de itens de decoração, utilitários, brinquedos e outros objetos que você pode fazer de forma fácil, rápida, barata e sustentável, usando materiais de encanamento como tubos , conexões e outros que são muito simples de encontrar. E, já que a proposta é dar asas à imaginação, por que não uma estante, onde você pode colocar livros e outras coisas que te inspiram a ser mais criativo?

Como fazer a sua própria estante de parede

Você vai precisar de:

  • Tubos e conexões soldáveis de 20 mm:
  • 8 segmentos de tubo com 34 cm
  • 6 segmentos de tubo com 27 cm
  • 8 segmentos de tubo com 17 cm
  • 4 segmentos de tubo com 5 cm
  • 12 tês
  • 8 joelhos 90º
  • 1 adesivo plástico Krona
  • 1 tinta spray
  • 1 lixa
  • 1 tábua de madeira de 60×20 cm
  • 2 tábuas de madeira de 30×20 cm
  • 4 abraçadeiras em U
  • 14 parafusos

Como montar:

  1. O primeiro passo é formar um quadrado. Para isso, encaixe um segmento de tubo de 5 cm em cada um dos joelhos. Em seguida, conecte os segmentos de 5 cm a segmentos de 34 cm, usando os tês. Faça isso até formar um quadrado, deixando as pontas vazias dos tês viradas para o mesmo lado.
  2. Repita o processo mais uma vez, para formar um segundo quadrado de tubos.
  3. Nas pontas vazias dos tês, encaixe os segmentos de 27 cm.
  4. Encaixe o outro quadrado nas pontas dos segmentos. O formato deverá ser semelhante ao de um cubo.
  5. Você pode pintar com tinta spray da cor que desejar!
  6. Depois de seco, é hora de pendurar. Posicione a estrutura na parede como um losango, utilizando as abraçadeiras em U e parafusos.
  7. Por fim, é hora de fixar as prateleiras. Encaixe as três tábuas na horizontal, usando os segmentos como suporte. Para fixar com mais firmeza, você pode usar uma furadeira para fazer furos tanto nas tábuas quanto na estrutura de PVC, e uma parafusadeira para prender os parafusos.

Dica:

Lixe as pontas dos tubos para tirar a rebarba! E, se preferir fixar as peças de PVC, passe o Adesivo Plástico Krona no interior das conexões.

Fonte: G1/Divulgação Krona

Comentários