O desenvolvimento de novos produtos a partir de sobras e restos de outras produções vem crescendo em várias partes do mundo. A reutilização de materiais que antes eram simplesmente descartados é uma atitude sustentável que evita o desperdício de toneladas de matérias-primas. Este é o caso dos resíduos da produção de café, que têm um potencial incrível de reutilização e já estão sendo transformados em copos ecológicos! 🙂
O HuskeeCup é um copo de cerâmica feito inteiramente a partir de cascas de café descartadas, um subproduto da fase de moagem dos grãos que tem pouco valor econômico. As fazendas produtoras de café costumam acumular toneladas desse material orgânico, que, na maioria das vezes, acabam sendo descartadas. Inconformado com as montanhas de resíduos que eram desperdiçadas, o australiano Saxon Wright decidiu criar uma maneira de reaproveitar o material.
Por ser proprietário de uma empresa fornecedora de café, Wright está bastante familiarizado com a questão do desperdício desse subproduto. Após consultar diversos profissionais experientes, ele descobriu que a casca de café tinha uma série de qualidades, entre elas a capacidade de reter calor. Foi aí que nasceu a Huskee Tech, a startup responsável pelo desenvolvimento do HuskeeCup, após um bom tempo de pesquisas, estudos e testes.
Reutilizável e reciclável, o HuskeeCup está disponível em diversos tamanhos e apresenta um elegante design plissado. Com alta capacidade de retenção de calor, o copo mantém o café quente por mais tempo e também oferece grande conforto para as mãos.
Outro diferencial bacana é a versatilidade do produto. O HuskeeCup vem acompanhado de um pires, podendo ser usado em jantares ou lanches da tarde. Além disso, ele também traz consigo uma tampa, que permite que o copo seja transportado na bolsa e utilizado no dia a dia.
Leia mais: Cafezinho sustentável
“Ao usar casca de café na criação do copo ecológico, estamos reciclando centenas de toneladas de resíduos da produção de café”, disse Wright, que acrescenta: “Nosso sonho é realizar a sustentabilidade para cafés e para os usuários domésticos, ao mesmo tempo em que alcançamos zero desperdício na fazenda. O HuskeeCup é o primeiro passo no cumprimento dessa missão.”
Como foi dito, diversos resíduos ainda são descartados enquanto poderiam ser reaproveitados para o desenvolvimento de soluções ecológicas. A primeira etapa é entender as propriedades de tais materiais para, com o auxílio da tecnologia, criar novos produtos. Esperamos que a insatisfação de Wright, que não se conformava em desperdiçar tamanha quantidade de material orgânico, inspire outras pessoas! 🙂