O atual estado de alerta da população brasileira em relação ao uso consciente de água e energia é fruto de uma maior preocupação com o meio ambiente. É o que revela a pesquisa Consumo Consciente realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e portal de Educação Financeira ”Meu Bolso Feliz” em junho de 2015. Dentre os oito motivos listados, o maior percentual dos que economizam água e energia tomam essa atitude para preservar um bem que não é infinito (32,7%). O público jovem, entre 18 e 29 anos foi destaque com 37,9%.
Realizada em todas as capitais brasileiras, a pesquisa Consumo Consciente também apontou as atitudes mais corriqueiras quando o tema é a economia de água e energia. A principal atitude para não desperdiçar água é fechar a torneira enquanto escova os dentes (90,4%). Outra ação comum é não lavar a casa ou a calçada com mangueira (88,3%).
Leia também: 3 ações para eliminar o desperdício de água no condomínio
Quando o assunto afeta o bolso, os entrevistados também se mostram preocupados e dispostos praticar o consumo consciente: 81,2% asseguram que economizam água por meio do controle da conta mês a mês. Já 71,1% dos entrevistados dizem não lavar o carro com mangueira ou em lava jatos. E, na hora do banho, 68% afirmam fechar a torneira do chuveiro enquanto ensaboam o corpo.
A pesquisa revela que a principal ação para economizar energia é a de apagar as luzes de ambientes que não estão sendo utilizados (97,1%) e que cerca de 90% dos entrevistados afirmam que, em suas residências a maioria das lâmpadas é fluorescente. Acompanhar a conta de energia mês a mês (83,7%) também motiva os entrevistados quando o assunto é economizar.
Clique aqui e veja as vantagens econômicas de utilizar lâmpadas de LED
Confira abaixo outras práticas citadas na pesquisa Consumo Consciente:
- 65,3% verificam a quantidade de energia que um eletroeletrônico ou eletrodoméstico gastam antes de comprá-lo;
- 60,6% dos moradores da casa assistem televisão juntos para economizar energia;
- 51,9% tiram da tomada TV, DVD, computador e demais aparelhos elétricos quando não estão sendo usados.
*Fonte: Ministério do Meio Ambiente