Falamos muito aqui sobre como é importante construir edifícios sustentáveis e o quanto esta preocupação na fase inicial do projeto pode fazer toda a diferença em termos financeiros para a manutenção da operação destes prédios. Pois bem, parece que agora, além dos selos verdes mais conhecidos mundialmente, como o LEED, BREEAM e AQUA, as construtoras também estão criando as suas versões de selos verdes para certificar empreendimentos.
É caso da MRV Engenharia, que acaba de lançar dois selos ambientais para certificar seus empreendimentos habitacionais e os canteiros de obras da construtora como edifícios sustentáveis. Batizados de Lar Verde Lar e Obra Viva, os selos são uma iniciativa da empresa para incentivar a adoção de práticas sustentáveis e a melhoria contínua da qualidade dos edifícios residenciais e da comunidade no entorno.
Lar Verde Lar – Edifícios sustentáveis residenciais
Para obter o selo Lar Verde Lar, o edifício sustentável residencial deverá atender a 16 recomendações obrigatórias, entre elas: a realização de melhorias no entorno; instalação de coleta seletiva e dispositivos de economia de água e energia, como medidores individualizados, sensores de presença e descargas com sistema dual flush (disparos diferentes para resíduos sólidos e líquidos).
Obra Viva – Sustentabilidade desde a concepção
Como o próprio nome sugere, o selo Obra Viva certifica o canteiro e prevê que a obra apresente 11 critérios obrigatórios, como sistema de aquecimento solar, gestão de resíduos, utilização de madeira certificada, reaproveitamento de água, entre outros.
De acordo com o gestor executivo de Inovação e Qualidade da MRV Engenharia, Flávio Vidal, os selos serão concedidos para as obras iniciadas a partir do próximo mês.
“Já estão sendo realizados treinamentos com os engenheiros para prepará-los para o atendimento as especificidades dos selos e faremos, ao início de cada obra, uma palestra para sensibilização dos colaboradores. Serão ministrados também, na entrega dos empreendimentos certificados, treinamentos para os síndicos para orientação sobre os sistemas implantados no residencial” – afirmou Flávio. Para garantir que os itens sejam cumpridos, auditorias periódicas serão realizadas pela equipe de Qualidade da MRV.
O gestor ressalta que a economia de água é uma das prioridades da certificação para edifícios sustentáveis e que além dos ganhos ambientais, o resultado financeiro para o condomínio é muito significativo. A previsão é que os empreendimentos que possuírem o selo ambiental da MRV tenham uma economia na conta de água, somente com a utilização do sistema dual flush, por exemplo, de 48,5%.
“Os selos são motivo de grande orgulho para nós, especialmente por atuarmos no segmento de imóveis econômicos, que normalmente não são contemplados por iniciativas como essa. Nossa expectativa é de que 100% dos empreendimentos e canteiros sejam certificados, a partir da implantação” – afirmou o gestor.
As obras certificadas serão identificadas por meio de placas sinalizadoras no local e os clientes poderão reconhecer os empreendimentos que possuírem o selo de certificação para edifícios sustentáveis por meio do memorial descritivo do imóvel.
*Fonte: Portal MRV Engenharia