Se ao ler o título deste post você pensou que estávamos fazendo alguma metáfora, você se enganou. A Wave House realmente tem o formato de uma onda verde! Ela faz parte de um projeto que tem como objetivo construir diversas casas experimentais em Reims, na França, para que uma delas se torne uma opção de habitação e acessibilidade para as pessoas da região. Um dos arquitetos envolvidos no projeto é o francês Patrick Nadeau, que desenvolveu a Wave House, uma casa que tem seu telhado como destaque, pois muda de acordo com a estação do ano.
A vegetação foi projetada pela empresa Ecovegetal, que cobriu toda a residência com terra, a fim de imitar artificialmente uma inclinação natural. O principal desafio ficou por conta da inclinação mais íngreme, pois exigiu o desenvolvimento de sistemas inovadores para a manutenção da terra e retenção da água.
As plantas foram selecionadas por suas qualidades estéticas e sua capacidade de adaptação ao meio ambiente. Fatores como resistência e manutenção mínima foram levados em consideração. Sedum, gramíneas, tomilho, lavanda e outras plantas perenes, além de pequenas ervas aromáticas, foram distribuídos de acordo com a inclinação do casco. Um sistema de rega automático foi implantado, porém é reservado apenas para períodos de seca muito severa.
Leia mais: Casa sustentável na Argentina destaca-se pelo paisagismo
A casa está viva e muda de aparência, cor e odor de acordo com as estações do ano. Novas plantas podem ser trazidas pelo vento, e alguns insetos e pássaros costumam visitar o telhado da casa. Sua orientação, mais ao sul, foi cuidadosamente escolhida para aproveitar ao máximo a exposição ao sol e proporcionar a entrada de luz natural.
Outro diferencial importante dessa onda verde é a questão do isolamento térmico. A vegetação que cobre a casa ajuda a manter a temperatura interna constante, protegendo do calor no verão e do frio no inverno. A residência foi quase totalmente edificada em madeira, o que aprimora o isolamento térmico. As paredes exteriores foram construídas em policarbonato e as paredes internas em vidro e madeira.
Leia mais: Casa convida natureza para entrar nos ambientes
Com dois andares, a casa possui um interior bastante simples. No piso térreo ficam a sala de estar, a cozinha e um espaço multimídia, que pode ser aberto por paredes deslizantes. No andar de cima, dois quartos são separados por um banheiro, que é acessado por um mezanino.
Adoramos esta onda verde! O design inusitado dessa casa chama muita atenção e a torna única. É muito interessante acompanhar a criatividade de arquitetos do mundo inteiro que estão focados em construir casas cada vez mais integradas com o meio ambiente. E você? Gostaria de surfar, ou melhor, morar nesta onda verde? Conte pra gente nos comentários! 🙂