Consciência ambiental. Essa expressão parece que vem deixando de ser apenas a junção de duas palavras para, de fato, significar uma mudança de atitude para muitas pessoas. Entender que as atitudes que tomamos hoje serão determinantes para o futuro do nosso planeta é fundamental para o início de uma vida mais verde.
Ibrahim Batista é síndico do condomínio Residencial São Jorge II, em Uberlândia, Minas Gerais. Formado em Gestão Ambiental, ele sabe muito bem a importância da adoção de práticas sustentáveis no dia a dia das pessoas. E, graças a colaboração de grande parte dos moradores do condomínio, ele tem conseguido colocar em prática o conhecimento adquirido na faculdade.
Leia mais: Síndico investe em reciclagem e compostagem
Batista implantou um sistema de coleta seletiva no condomínio e, devido ao grande volume de materiais recicláveis que são coletados, a quantidade de lixo enviada aos aterros sanitários diminuiu significativamente. Aproveitando um espaço de aproximadamente 15m², instalou lixeiras para o depósito dos recicláveis e contratou uma empresa para a compra destes materiais. O dinheiro adquirido é enviado ao fundo de reserva e até mesmo ao caixa do condomínio.
O Residencial conta ainda com outras práticas sustentáveis, como a coleta de óleo de cozinha, para a correta destinação, e a doação de objetos que não são mais utilizados pelos moradores. Um local foi reservado para a entrega de livros, brinquedos e roupas. Tudo que é recolhido é doado para instituições carentes.
O Residencial São Jorge II é um condomínio popular financiado pelo governo federal. Possui quase 500 moradores que ocupam 176 apartamentos. O grande diferencial desse condomínio é a integração dos moradores, que entenderam a importância dessas ações e abraçaram o projeto.
Criar uma cultura sustentável dentro de um condomínio é possível, basta um pouco de conhecimento e vontade de fazer dar certo! A participação dos moradores é fundamental para que o projeto seja bem sucedido e, para isto, abordar temas como coleta seletiva e reutilização de materiais nas reuniões de condomínio pode fazer toda a diferença! Em caso de dúvidas, acesse nosso blog e aproveite nossas dicas! Faça acontecer! 😉