Se há alguns anos os escritórios eram recheados de máquinas de escrever, hoje não é fácil encontrar uma empresa que não utilize ao menos um computador. A verdade é que o mercado de trabalho tornou-se refém dessa tecnologia, e se, por um lado, isso trouxe agilidade para diversos processos, por outro, contribuiu para o aumento do impacto no meio ambiente. A boa notícia é que uma empresa irlandesa acaba de criar um computador ecológico, que promete aliar alto desempenho com sustentabilidade.

Computador ecológico é desenvolvido na IrlandaO computador ecológico tem estrutura biodegradável e totalmente reciclável. A linha batizada de “iameco” – uma junção das palavras “I am eco” (ou “eu sou eco”, em tradução livre) – possui dois modelos: um touch screen, chamado de iameco v.3, e um notebook, denominado D4R. A carcaça de ambos os computadores é revestida com madeira, e as peças internas são substituíveis e livres de materiais químicos nocivos e metais pesados. O plástico à base de petróleo, comumente utilizado nos modelos tradicionais, também foi substituído por um material feito à base de cinzas naturais.

Computador ecológico é desenvolvido na IrlandaDesenvolvido a partir de uma parceria da empresa irlandesa MicroPro com o instituto alemão IZM, o computador foi projetado para durar cerca de três vezes mais que a média – até dez anos. Dessa forma, para garantir que novas tecnologias pudessem ser adaptadas, o computador ecológico foi projetado de forma modular. Isto propicia a troca de determinadas peças, em vez da troca do dispositivo inteiro.

Computador ecológico é desenvolvido na Irlanda

Leia mais: Joias de ouro são produzidas a partir da reciclagem de computadores

Computador ecológico = produção sustentável

O laptop iameco v.3 possui pegada de carbono 70% menor do que a média de um computador tradicional. Estima-se que o modelo emite cerca de 360 ​​quilos de CO2 a menos durante todo o seu ciclo de vida. Ele é ainda o primeiro computador desse tipo a ganhar a prestigiosa EU Eco Flower, uma importante certificação ambiental da União Europeia.

Computador ecológico é desenvolvido na IrlandaJá o D4R (Design 4 Reuse – design para reúso, em tradução livre) utiliza cerca de 75% a menos de água em sua produção, e a taxa de reutilização e reciclagem de suas peças chega a 70%. O processo de desenvolvimento do produto gasta ainda um terço a menos de energia se comparado a um computador convencional.

Computador ecológico é desenvolvido na IrlandaUm computador ecológico precisa de acessórios sustentáveis, certo? Pois a linha “iameco” possui mouses e teclados eco-friendly, feitos de madeira.

Leia mais: Lixo eletrônico merece nossa atenção

Adoramos a ideia e já queremos nosso computador ecológico! E vocês? 😉

Comentários