Os moradores de Niterói, na região metropolitana do Rio, poderão diminuir o preço da conta de luz por meio da coleta seletiva de lixo. A iniciativa, que consiste na criação de um ecoponto itinerante para descarte correto de resíduos após a coleta seletiva, é uma parceria da Ampla, concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica no município e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

No dia 14 de setembro foi inaugurado um ecoponto itinerante na sede do Inea, em Niterói, para onde as pessoas, tendo em mãos a conta de energia, poderão levar o material reciclável separado na coleta seletiva como papel, plástico, papelão, entre outros e obter um desconto da Ampla, que será medido de acordo com o tipo de material e o volume descartado (conforme tabela abaixo).

4
Foto: Antonio Kämpffe/SEA

“A ideia do Ecoponto Itinerante vai de encontro com as políticas de educação ambiental da superintendência do Inea. A população poderá colaborar com o meio ambiente e ainda economizar na conta de luz nesse momento de crise” – disse o superintendente regional do Inea, Paulo Cunha, que afirmou ainda que o projeto será estendido a vários municípios do Estado do Rio. Até o início do mês que vem será lançado em Itacoatiara. Ele explicou que após a coleta, os resíduos armazenados serão recolhidos pela empresa Clean Ambiental.

Leia também: Coleta Seletiva – Não deixe virar lixo, faça a seleção!

Para o vice-prefeito de Niterói, Axel Grael, a ampliação da rede de pontos de entrega de material reciclável vai fazer com que a coleta seletiva e, consequentemente a reciclagem, aumentem. Segundo ele, o percentual de reciclagem no Brasil é pequeno porque faltam mais iniciativas desse tipo no país.

“Se você tiver uma colaboração da sociedade para que ela leve o seu lixo reciclado para esses pontos itinerantes, a eficiência da coleta é muito maior, o custo é menor e o resultado final é muito melhor. O segredo de reduzir custos são com pontos como esse aqui” – explicou durante a inauguração.

Foto: Antonio Kämpffe/SEA
Foto: Antonio Kämpffe/SEA

De acordo com a Secretaria Estadual do Ambiente (SEA), no primeiro dia de funcionamento, o ecoponto recebeu cerca de 100 quilos de material reciclável. O desconto é medido de acordo com o tipo de material e o volume descartado. Materiais como a lata de alumínio e garrafa pet têm descontos de R$1,80 por quilo e R$ 0,40 por quilo, respectivamente.

O ecoponto itinerante vai funcionar todas as segundas-feiras na sede da Superintendência Regional da Baía de Guanabara, no centro de Niterói, das 13h30 às 16h30.

*Fonte: Secovi Rio e Inea

Comentários