Sabe aquele banho longo, no qual você fica horas cantando debaixo do chuveiro e desperdiçando água? Totalmente errado em termos de sustentabilidade, não é? Mas e se você utilizasse um chuveiro que gasta até 90% a menos de água e 80% a menos de gás ou eletricidade para aquecimento?
Esta é a proposta da startup holandesa Hamwells, que está desenvolvendo o e-shower. Este chuveiro utiliza um filtro UV para filtrar a água que você já utilizou no banho e depois misturá-la novamente com apenas 1,5 litros de água fresca. Cada gota de água gasta pode ser filtrada e reutilizada até sete vezes, e a empresa garante que o que é reaproveitado fica livre de bactérias e suor corporal. O chuveiro vem ainda com um painel com alto-falante Bluetooth que pode ser ligado ao seu smartphone, permitindo que você treine para o próximo “The Voice Brasil” sem comprometer o meio-ambiente.
Embora a água reaproveitada não seja salgada, não podemos falar o mesmo do preço do chuveiro, hoje na faixa de 13 mil reais. Vamos torcer para que este preço diminua com o tempo. Até lá, solte sua voz fora do seu chuveiro, combinado?