Arquitetura possui sistema solar que se adapta às condições climáticas
Quando o assunto é eficiência energética, a Casa Menta, desenvolvida pelo escritório james e mau arquitectura, fala por si só. É que o projeto da casa é baseado em uma arquitetura bioclimática, adaptando a forma e posicionamento da mesma para suas necessidades energéticas: ventilação natural, design solar passivo e fachada inteligente. Tudo isso faz da casa de 100m²uma verdadeira caixa viva, que pode ser resfriada ou aquecida sem maiores esforços, através de seu sistema de energia. Vamos conhecê-la melhor?
Localizada na cidade de Tarragona, Espanha, a Casa Menta encanta por sua beleza e funcionalidades. Possui sistema de verniz com painéis de aço Corten, que criam um contraste atraente com o contexto verde que a cerca. Estes painéis desempenham um papel importante, tanto para o valor estético da casa, quanto para a sua eficiência energética. Eles funcionam como protetores solares permitindo assim a entrada de ar e a passagem de luz. Durante o dia, formas luminosas são projetadas sobre o interior, enquanto a parte exterior é iluminada à noite.
Com uma estrutura de módulos pré-fabricados de metal, as paredes são compostas por uma camada de isolamento ecológico feito de lã de ovelha e painéis de celulose. A fachada foi perfurada para que a luz solar entrasse e compusesse os desenhos nas paredes, permitindo uma entrada de luz leve e de acordo com a necessidade da casa.
A ação conjunta de todos esses materiais ecológicos utilizados na construção da Casa Menta, que conta ainda com energias renováveis, garante a eficiência energética comprovada pelo Instituto Catalão de energia.
Incrível, não? Veja abaixo o processo de construção da casa em fotos:
*Fonte: designbloom