O renomado arquiteto Arthur Casas uniu-se a uma startup para criar a SysHaus: um modelo sustentável de casa modular altamente flexível, que pode ser montada em menos de um mês.
O modelo de 200 metros quadrados esteve recentemente em exposição na edição de São Paulo da Casacor. A casa modular foi lançada por uma startup de engenharia e construção, que tem como objetivo criar residências atraentes e ecológicas, que podem ser construídas rapidamente e compradas com relativa facilidade.
As peças são desenvolvidas exclusivamente com base nas necessidades e especificações de cada projeto, de modo extremamente eficiente e funcional. Não há entulho, não há perdas. Os resíduos e desperdícios tendem a zero, e o tempo gasto com a obra é mínimo. A construção pode ser completada em até seis meses, da concepção à entrega das chaves.
“A casa SysHaus traz um novo conceito para a vida contemporânea, onde eficiência, praticidade e sustentabilidade não são apenas práticas ideais, mas também eficazes”, disse o Studio Arthur Casas em uma descrição do projeto.
Leia mais: Casa autossustentável produz energia e alimentos em Sydney
Casa modular e sustentável
A casa modular, além de evitar desperdícios, possui vários recursos sustentáveis. Um sistema captura e reutiliza água da chuva e um biodigestor converte lixo orgânico em gás para uso na cozinha e na lareira. A casa possui ainda tomadas para veículos elétricos.
Os compradores podem adicionar também painéis fotovoltaicos, um telhado verde, que ajuda a fornecer conforto térmico e acústico, e tecnologias de smart-home.
A estrutura de pilares, vigas e parafusos de aço dispensa fundação e concretagem. Tudo é encaixado, do piso ao forro. Cerca de 90% dos componentes vêm de fábrica sob medida. Além disso, 100% dos materiais utilizados são recicláveis.
Leia mais: Casa em São Paulo produz toda a energia que consome
Grandes aberturas favorecem a iluminação e a ventilação natural, reduzindo o consumo de energia com iluminação e ar condicionado. Proporcionar um alto nível de flexibilidade também foi uma preocupação norteadora do design de interiores.
Fotos: Filippo Bamberghi
Fonte: SustentArqui