Já mostramos aqui no blog que Buenos Aires vem se destacando quando falamos em sustentabilidade. Nos últimos anos, diversas atitudes sustentáveis foram implantadas na capital da Argentina, trazendo reconhecimento internacional e melhorando a qualidade de vida dos moradores.

E vem da Argentina mais um exemplo muito bacana que une reciclagem e solidariedade. No final de fevereiro de 2017, foi inaugurada a primeira casa construída com tijolos feitos a partir de plástico reciclado! 🙂 Com 56 metros quadrados, ela tem sala de jantar, cozinha, dois quartos, banheiro, aquecimento solar, eletricidade e água potável.

Localizada em Junín de Mendoza, esta foi a primeira casa totalmente construída a partir de tijolos produzidos através da reciclagem de garrafas PET! Além de ecologicamente corretos, eles possuem maior isolamento térmico e são mais leves do que os tijolos de barro tradicionais.

A iniciativa faz parte de um programa lançado pelo Centro Experimental de Habitação Acessível (Ceve), que, em parceria com o Conselho Nacional de Pesquisa Científica (Conicet), ministrou cursos de capacitação para os moradores do município para que eles pudessem aprender e implementar a tecnologia para a produção dos tijolos ecológicos.

tijolo-pet-junin-argentinaApós o treinamento, os moradores puderam colocar em prática tudo que aprenderam e produziram tijolos ecológicos suficientes para a construção da casa, que foi entregue a uma família da região. A casa pertence à cooperativa El Vivero, que é composta por 50 famílias rurais que continuam trabalhando para construir mais casas assim.

O envolvimento da população na produção dos tijolos faz parte do Programa Junín Punto Limpio, um projeto ambiental que tem como objetivo principal conscientizar a opinião pública sobre os problemas causados pelo descarte incorreto de embalagens plásticas. Outra iniciativa do programa é o recolhimento de garrafas PET em diversos pontos espalhados pela cidade. E foi a partir dessas garrafas recolhidas que os tijolos foram construídos.

Leia mais: Conheça a primeira escola 100% sustentável da América Latina

Adoramos a iniciativa e esperamos que a produção de tijolos ecológicos seja difundida para que mais casas como esta possam ser construídas e entregues à população. Bacana também é saber que o tijolo é produzido reutilizando o plástico, um material que ainda causa tantos males ao meio ambiente quando descartado de forma incorreta. 🙂

Comentários