Diminuir o consumo de plástico e enviá-lo para a reciclagem é a opção mais acertada para lidar com o grave problema que este material se tornou para os oceanos e mares. Mas, enquanto isto ainda não acontece, uma boa alternativa é recolher e reaproveitar os materiais que já se encontram nas águas. Algumas marcas, como a Adidas, já adotaram tal estratégia e cada vez mais empresas estão investindo na empreitada. A Gant, por exemplo, transforma plástico retirado do Mar Mediterrâneo em camisas.
Em vez de apenas apontar o problema, a empresa sueca viu uma oportunidade de fazer a diferença e criou o Gant Beacons Project, uma linha de camisas sustentável. Através de uma parceria com pescadores do Mar Mediterrâneo, que recolhem o plástico que encontram durante seu trabalho, a Gant investe no upcycle desses materiais para a produção de tecidos para sua linha eco-friendly de camisas.
Parceira do projeto, a empresa espanhola Seaqual é a responsável por transformar os plásticos recolhidos pelos pescadores em fios de poliéster reciclados. Segundo a empresa, para cada quilo de filamento produzido, é retirado um quilo de lixo das profundezas do Mar Mediterrâneo. Cerca de 1.500 pescadores que trabalham diariamente na costa espanhola participam do projeto.
Leia mais: Tijolo é produzido a partir de plásticos retirados dos oceanos/
As camisas, masculinas e femininas, estão disponíveis na cor branca e em alguns tons de azul, obtidos a partir de um corante índigo, de origem vegetal. Para finalizar, os botões e as embalagens também são produzidos com materiais recicláveis. A Gant entrega seus produtos nos Estados Unidos e na Europa.
O problema do plástico e suas micropartículas nos oceanos e mares é grave, por isso pensar em soluções que ajudem a lidar com essa questão tornou-se emergencial. Tanto é que, este ano, a ONU resolveu chamar a atenção do mundo para o problema, escolhendo o tema “Acabe com a poluição plástica” para o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho.