Você já ouviu falar na Bolsa Verde do Rio de Janeiro (BVRio), associação sem fins lucrativos que faz a intermediação entre empresas e cooperativas de reciclagem de lixo? A BVRio é uma bolsa de valores ambientais com o objetivo de promover soluções de mercado para auxiliar no cumprimento de leis ambientais e já atua em 22 Estados brasileiros, com a participação de 118 cooperativas que congregam 4.500 catadores. A média mensal de embalagens recicladas chega a 7 mil toneladas.
Por meio da plataforma BVTrade, a BVRio apoia o desenvolvimento de mercados ambientais e reciclagem em todo o Brasil. A organização foi vencedora do Katerva Awards 2013, categoria Economia e nomeada Líder em Ação Climática pela R20 – Regions of Climate Action.
Entenda como funciona
A cada tonelada de material reciclado, a cooperativa inscreve um crédito no BVTrade (mercado de ações de crédito) disponível no site da Bolsa Verde, e esse crédito é então comprado pela empresa que precisa reciclar as embalagens, o que serve como prova documental da reciclagem exigida por lei e aumenta a remuneração dos catadores, incentivando a atividade. Segundo os responsáveis pela BVRio, é uma forma de a empresa terceirizar esse serviço, economizando recursos.
O fim do desperdício!
A ação da BVRio é um exemplo do que se chama de “gerenciamento do desperdício”, ou seja, como potencializar economicamente materiais anteriormente desperdiçados ou atirados no lixo através da reciclagem. Desde os resíduos das minas de carvão, aproveitados na indústria química para fabricar películas de filme ou medicamentos, até as tíbias de bovinos transformadas em cabos de facas ou cola, ao longo das décadas inúmeras experiências comprovaram as vantagens econômicas do gerenciamento desses resíduos – além de seu potencial inovador.
O gerenciamento de resíduos e o processo de reciclagem só tende a ganhar importância: recente relatório do Banco Mundial revela que o mundo produz anualmente cerca de 1,3 bilhão de toneladas de resíduos sólidos – quantidade que deverá atingir os 2,2 bilhões de toneladas em 2025. Além do aspecto econômico, há ameaças ao meio ambiente: segundo o mesmo relatório, com o crescimento das concentrações urbanas, a emissão de gás metano de aterros deve subir de 34 milhões de toneladas para 48 milhões em curto período.
Assim, a iniciativa de estimular os créditos para logística reversa e reciclagem se mostra como uma ação inovadora e promissora da BVRio. Clique aqui para acessar o site da empresa e saber mais sobre o projeto!
*Fonte: Revista Galileu