Produzir a própria energia vem se tornando uma realidade em várias partes do mundo. Com o preço dos painéis fotovoltaicos cada vez menor, a produção de eletricidade a partir de energia solar torna-se cada vez mais acessível. Esta fonte renovável é objeto de estudo de diversas universidades e cientistas, que têm investido pesado em descobrir formas de fazer do Sol um grande aliado para a produção de energia.
Já mostramos aqui no blog algumas pesquisas promissoras que, se bem trabalhadas, podem resultar em boas perspectivas para o setor. Este é o caso do painel solar transparente, que promete envelopar janelas e até mesmo prédios inteiros, contribuindo para a eficiência energética do edifício, ou ainda da turbina eólica projetada com placas solares, que visa aproveitar não apenas uma, mas duas fontes de energia ao mesmo tempo: o vento e a luz solar.
Agora, pesquisadores da Universidade de Exeter, na Inglaterra, apresentam mais uma técnica pioneira, que promete fazer com que qualquer edifício seja zero energy building, ou seja, prédios com consumo zero de energia. Para isto, eles estão desenvolvendo blocos de vidro que poderiam ser incorporados às construções, tornando possível a produção de eletricidade no próprio prédio.
Projetada pela Build Solar, empresa que conta com o apoio das pesquisas de ponta realizadas pela Universidade de Exeter, o Solar Squared é um bloco de vidro transparente capaz de captar energia solar e transformá-la em eletricidade. Segundo a empresa, os custos com o Solar Squared são menores comparados a uma fachada de vidro equivalente, devido ao benefício da geração de eletricidade e do isolamento térmico aprimorado.
Seu design modular foi desenvolvido com contornos atraentes e permite uma integração perfeita à arquitetura do edifício. Além de proporcionar a entrada de luz natural, os blocos de vidro terão diversas cores e padrões à disposição.
De acordo com o site da empresa, a Build Solar pretende oferecer tecnologias solares integradas, acessíveis, eficientes e atraentes inseridas na arquitetura do edifício. Locais onde a demanda de energia é mais elevada foram destacados pela empresa, que visa impactar minimamente a paisagem e a qualidade de vida dos habitantes.
Adoramos esta nova tecnologia! Introduzir a captação de energia solar na fachada do prédio e ainda integrá-la à construção é uma ideia muito interessante que tem tudo para dar certo. Os blocos de vidro estão na fase de protótipo e devem iniciar os testes em construções no próximo ano. Esperamos que o projeto avance e esteja disponível em breve! 🙂